o marketing interno serve para promover e potenciar o trabalho dos colaboradores, no sentido de trabalhar ao nível da formação, da cultura organizacional, da motivação, etc para garantir que cada colaboradorar ao relacionar-se com o ambiente externo à empresa o faça optimamente, no fundo é gerir eficazmente os colaboradores com a preocupação em torná-los o mais rentáveis possíveis, através de uma abordagem aos mesmos estratégica.
Antes de mais temos e pensar quem é a empresa, quem a constitui. Se os seus colaboradores não se sentirem envolvidos, motivados, não serão clientes. Contudo, ha que investir neles, tal como a andreia referiu, atraves da formação, cultura organizacional, motivação, etc. Desta forma envolvemos o colaborador a "vestir a camisola", é a partir dele que parte também a força da propria empresa, nomeadamente, através do word-of-mouth. Pois quem esta satisfeito tem tendencia a passar a mensagem a outros.
4 comentários:
porquê chamar cliente ao colaborador? quem compra/paga a quem e o quê?
o marketing interno serve para promover e potenciar o trabalho dos colaboradores, no sentido de trabalhar ao nível da formação, da cultura organizacional, da motivação, etc para garantir que cada colaboradorar ao relacionar-se com o ambiente externo à empresa o faça optimamente, no fundo é gerir eficazmente os colaboradores com a preocupação em torná-los o mais rentáveis possíveis, através de uma abordagem aos mesmos estratégica.
formação é marketing interno ou é gestão de recursos humanos?
"Preparar os colaboradores para melhor servirem o cliente"... então o marketing interno é so para o front office?
E os 4Ps, como serão? Ou no marketing interno não fazem sentido?
E qual e a troca entre empresa e colaborador?
Antes de mais temos e pensar quem é a empresa, quem a constitui. Se os seus colaboradores não se sentirem envolvidos, motivados, não serão clientes. Contudo, ha que investir neles, tal como a andreia referiu, atraves da formação, cultura organizacional, motivação, etc. Desta forma envolvemos o colaborador a "vestir a camisola", é a partir dele que parte também a força da propria empresa, nomeadamente, através do word-of-mouth. Pois quem esta satisfeito tem tendencia a passar a mensagem a outros.
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