terça-feira, novembro 14, 2006

Marcas Pluma: The twelve step approach


Criar uma marca é talvez um dos mais complexos exercícios com que se depara hoje a gestão moderna.
Autor: Carlos Coelho

Será possível enquadrar a criação de uma marca numa receita única de sucesso capaz de servir todos os propósitos? Será a criação de uma marca apenas o resultado de um processo mensurável? Ou será que constitui um acto de procriação misterioso que se prende com o princípio da vida e da própria natureza humana?


Para mim, a criação de uma marca em muito se assemelha à reprodução humana. É um acto de procriação de um ser cuja existência deverá resultar do DNA sinérgico dos seus progenitores. A sua criação deverá, por isso, ser um processo rico em substância, intenso e com o período de gestação adequado.

Neste sentido, o nome, a forma e os restantes aspectos da fisicalidade de uma marca deverão ser a consequência de todo o processo e nunca o ponto de partida.


Em Março de 2004 a Galp lançou o desafio para desenvolver o melhor e mais ambicioso projecto de gás engarrafado do mundo. Em Outubro de 2005, foi apresentada publicamente a sua nova “menina” – a PLUMA – que conseguiu revolucionar e surpreender o mercado ao transformar uma feia, ferrugenta e pesada garrafa de gás numa extraordinária top-model.

The PLUMA twelve step approach

1- Believe you can change the world
2- Don´t pitch, choose!
3- Gather “the team”
4- Make it a global achivement
5- Spend a lot of time and money
6- Listen to all the brand forces
7- Search for the gold (gas) mine
8- Get an oustanding idea
9- Fully stretched
10- Slim & Sexy
11-Total branding approach
12- Pluma, Proud and Profit


podes ler todo o artigo publicado no portal Mktoline

Sem comentários: