quarta-feira, dezembro 20, 2006

Comunicação Financeira

Comunicação Financeira por Marta, Cátia e Sara, 4º ano de CO

O que é?

Dos objectivos estratégicos das empresas decorrem aqueles que têm a ver com a função financeira e que resultam no valor financeiro das empresas e na sua relação quer com clientes e fornecedores quer com os accionistas e a banca.
Como tal, a comunicação financeira assume cada vez mais um papel de relevo na comunicação das empresas, nomeadamente junto dos públicos referidos, e, inclusivamente, junto da comunidade financeira, local e mundial.

Que empresas?

Esta função é indispensável aos grupos cotados na bolsa de valores, submetidos a obrigações de comunicação regular em matéria de informação financeira.

Responsabilidades

O responsável pela comunicação financeira está encarregue da imagem financeira comunicada a terceiros. Ele é, portanto, responsável pelos seguintes domínios:

As relações com a imprensa económica e financeira através da organização de conferências de imprensa e da publicação de comunicados financeiros regulares.

A relação quotidiana com os analistas financeiros.

As relações com a CMVM (comissão do mercado de valores mobiliários): declarações, autorizações.

A organização de "road-shows", reuniões ao longo das quais o Presidente do Conselho de Administração apresenta os resultados e a estratégia aos analistas financeiros nas principais praças financeiras mundiais.

A comunicação ao exterior de toda a informação com carácter financeiro ou económico relativamente à actividade do grupo ou do sector.

A preparação e a supervisão do relatório e contas em estreita relação com os auditores externos.

A preparação da comunicação financeira à volta das operações estratégicas: OPA's (oferta pública de aquisição), OPV's (oferta pública de venda), Emissões, Fusões, Aquisições. Ele está assim em relação com a banca de investimento e a banca comercial.

As relações com os accionistas e os investidores institucionais.

O acompanhamento da evolução do título em bolsa e da imagem da empresa nos mercados financeiros.

Conjuntamente com o Director da Comunicação, ele é um dos artesãos da "comunicação de crise" quando um evento excepcional a torna necessária.

Tendência

Esta nova função profissionalizou-se de forma considerável ao longo dos últimos anos, sob a pressão de novos accionistas tais como os fundos, por exemplo.

A transparência da informação financeira acrescida aos constrangimentos jurídicos e legais tornam esta função muito exposta ao exterior da empresa.

O número de empresas que acedem aos mercados bolsistas assegura o desenvolvimento da função nos próximos dez anos.

Perfil

Não existe ainda nenhum curso específico devido a emergência recente destas funções na Europa. No entanto, normalmente este é licenciado em ciências económicas.

As qualidades pessoais do titular são essenciais.

Ele tem que ter grandes capacidades de comunicação e de convicção.

Ele deve mostrar capacidade de resistência face ao "stress" devido a sua exposição sistemática em primeira linha.

Ele deverá também ser capaz de fazer a ligação entre a estratégia da empresa e o avançar das operações quotidianas das quais ele é responsável.


Exemplo de relatório e contas: AXA

Sem comentários: