domingo, janeiro 07, 2007

A Arte de Convencer

Estudos demonstram que as competências mais procuradas nas empresas são, em primeiro lugar, as pessoais e de comunicação e, em segundo, a capacidade de trabalho em equipa.

Tome nota das dicas que, segundo Brian O'Legget, o ajudam a ser realmente persuasivo.

1. A persuasão consiste em identificar aspectos a que o público dá importância e descobrir um contexto comum, construir uma argumentação nesta base e conseguir uma empatia, usando a imaginação, ou seja, a capacidade de gerar imagens mentais do mundo.

2. É imprescindível criar um terreno comum om o alvo da persuasão.

3. A autoridade de um orador depende da avaliação que o público faz da pessoa que apresenta os argumentos e, quando há uma ligação emocional, as pessoas abrem-se à mensagem a transmitir.

4. Um orador não se vê a comunicar para, mas com outras pessoas.

5. Um comunicador carismático influencia os outros, estabelecendo uma ligação emocional, física e intelectual.

6. Qual a sua credibilidade profissional?

7. Até 93% da nossa comunicação é não-verbal, dizem os especialistas.

(...)

Artigo integral no suplemento dO PÚBLICO, Revista D, 5-01-2007

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