Estudos demonstram que as competências mais procuradas nas empresas são, em primeiro lugar, as pessoais e de comunicação e, em segundo, a capacidade de trabalho em equipa.
Tome nota das dicas que, segundo Brian O'Legget, o ajudam a ser realmente persuasivo.
1. A persuasão consiste em identificar aspectos a que o público dá importância e descobrir um contexto comum, construir uma argumentação nesta base e conseguir uma empatia, usando a imaginação, ou seja, a capacidade de gerar imagens mentais do mundo.
2. É imprescindível criar um terreno comum om o alvo da persuasão.
3. A autoridade de um orador depende da avaliação que o público faz da pessoa que apresenta os argumentos e, quando há uma ligação emocional, as pessoas abrem-se à mensagem a transmitir.
4. Um orador não se vê a comunicar para, mas com outras pessoas.
5. Um comunicador carismático influencia os outros, estabelecendo uma ligação emocional, física e intelectual.
6. Qual a sua credibilidade profissional?
7. Até 93% da nossa comunicação é não-verbal, dizem os especialistas.
(...)
Artigo integral no suplemento dO PÚBLICO, Revista D, 5-01-2007
Sem comentários:
Enviar um comentário