A mensagem publicitária para ser desenvolvida e chegar á concretização, seja em anúncio de imprensa, TV ou outro, necessita de abordar uma série de conceitos que lhe permitem construir uma mensagem que seja a desejada pelo público a quem se destina.
Essa construção passa por definir e desenvolver os conceitos que se constituem como o conteúdo da mensagem.
Eixo de Comunicação – Motivação que leva o consumidor à compra e que a comunicação explora, sendo a componente central à volta da qual toda a mensagem gira e deve ser construída. Explorando o sentimento que leva o consumidor a aderir a uma marca a publicidade diz aquilo que o cconsumidor quer ouvir ou está sensível a ouvir sendo o Eixo que define a satisfação da necessidade.
Promessa – Mensagem principal a comunicar. Criativa, única, relevante, diferenciadora e adequada ao Alvo. Implicita ou Explicita mas sempre presente. Muitas vezes dividida entre Principal e Secundária é a concretização da mensagem em algo palpável e instrumentalmente forte que vise transquilizar o consumidor pela resolução/satisfação da sua necesssidade.
Benefício – O que o consumidor ganha ao escolher a Marca, sendo a concretização directa da Promessa.
Reason Why – Justificação da promessa assente em atributos existentes na Marca.
Tom e Estilo – Forma execucional da comunicação (Agressivo, Jovem, Educacional, ..., Cinematográfico, Televisivo, Doméstico, ...) que actua no anúncio.
Tom – da Escrita/Voz
Estilo – Ambiente do Layout/Peça
in Markcomms
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