A empresa X colocou aos seus colaboradores o seguinte desafio: durante duas horas colocarem questões ao seu chefe a partir de um chat online.
Descobri um trabalho realizado por uma amiga minha que teve como missão medir o grau de satisfação dos colaboradores de uma empresa Nº1 no mundo (no seu sector de actividade claro). Porém ao invés de construir os vulgares surveys (questionários) convidou todos os colaboradores dessa empresa a entrarem num chat, onde durante duas horas pudessem colocar as questões que quisessem aos seu Director. Este desconhecia que perguntas iam ser efectuadas. Porém podia escolher a que perguntas responder. O objectivo da administração era encontrar a distância entre a sua imagem pretendida e a actual.
Resultado: Foram colocadas mais de mil perguntas, foram respondidas perto de 50.
O desafio era encontrar padrões, tendencias, nas perguntas efectuadas; nas perguntas respondidas e nas perguntas sem resposta. Ou seja, ao contrário dos normais questionários que a partir do momento em que é criada a questão a resposta é limitada e onde apenas é avaliado o inquerido, neste caso eram avaliados os dois lados, para além de que a dificuldade de avaliação cresce exponencialmente.
Gostei muito deste estudo e abriu os meus horizontes.
Sem comentários:
Enviar um comentário