quarta-feira, junho 27, 2007

Feedback estágios

Era interessante trocarmos os nossos novos conhecimentos do mundo do trabalho com base nas nossas experiencias de estágio. Onde trabalhámos, como se estruturava o departamento/gabinete/serviço. Funcionamento do mesmo. Importância das actividades. Tipos de comunicação preferencial: ascendente, descendente, horizontal. Comunicação formal, informal. Estrutura organizacional. Departamentalização. Etc.

Interessa percebemos as diferentes possibilidades organizacionais.

1 comentário:

Domingos Pereira disse...

Bem, muito rapidamente, uma breve descrição da empresa. O GIE AXA faz parte do GMS que por sua vez faz parte do GRUPO AXA. Ora vamos por partes. O GMS - Group Management services, é um conjunto de entidades, empresas de serviços, que trabalham para todas as sociedades do Grupo AXA. Por exempo, a AXA Tech, é uma empresa que vende os seus serviços em informatica. o GIE - Groupement d'interet economique, representa a entidade mais importante de todo o grupo e constitui tambem a sede do mesmo. O GIE é uma empresa de serviços estrategicos (uma outsourcing indoor).

A empresa tem 600 colaboradores e departamentalizada por AXA Way securité, Services Supports, PBR, DRH.

A direcção de recursos humanos que se estrura da seguinte forma: Communication interne, Support RH, Conseil RH, Expert RH.

A missão declarada do departamento de recursos humanos do GIE AXA é acompanhar os seus colaboradores na sua vida profissional, nomeadamente através:
- do recrutamento e da administração de pessoal;
- da classificação e da gestão e competências;
- da avaliação de resultados;
- da formação;
- da mobilidade;
- da remuneração;
- da definição e da gestão do estatutos colectivos e dos acordos com a empresa;
- e do desenvolvimento das relações sociais e da protecção da saúde.

Eu estive no serviço de comunicação interna.
Os objectivos declarados do serviço de comunicação interna do GIE AXA são:
- Informar os colaboradores sobre o quotidiano do GIE AXA através
o do portal MyAXA / GMSWeb A la UNE;
o do portal MyAXA / GMSWeb En Bref;
o da revista trimestral Atrium;
o da caixa de correio electrónico;
o através de cartazes;
- reconduzir as acções de comunicação corporate (Scope, Shareplan, ...);
- e de desenvolver campanhas de informação (anti tabaco, AXA Atout Coeur, ...).

A comunicação informal é muito frequente, através do telefone ou através do email.
A comunicação descendente é a mais visivel, no entanto os canais de feedback estão sempre abertos.