terça-feira, novembro 13, 2007

A comunicação na gestão do cliente interno


Este tema resulta da minha experiência de estágio e da investigação efectuada paralelamente e após a conclusão do mesmo. O relatório apresenta uma perspectiva aplicada do conceito de comunicação organizacional, do papel do profissional de relações públicas como seu gestor e os colaboradores das organizações como os seus clientes internos e mais acentuadamente, perante o serviço de comunicação interna.
No último caso, aprofunda-se o tratamento do colaborador como um cliente interno da organização dadas as características da relação e dos resultados esperados entre este e o serviço de comunicação interna.
No que toca ao papel da comunicação na gestão do cliente interno, foram explorados quatro possíveis critérios de estados psicológicos perante o trabalho – satisfação, motivação, implicação e fidelização – que caracterizam o clima organizacional. Tanto em casa como no trabalho, para uma criança ou para um adulto, sabemos que o clima que se vive em diversas situações, influenciam o nosso comportamento. No contexto do trabalho o clima organizacional tem impacto no desempenho dos colaboradores e consequentemente, nos resultados operacionais da organização. A interpretação desta situação leva a que o responsável pela comunicação, planeie, em consonância com a administração da organização, um conjunto de acções estratégicas com o intuito de alcançar e gerir estes índices da actuação organizacional.
O que este tema traz de novo, para além de um conjunto significativo de novas relações entre várias áreas de estudo, como a comunicação, o marketing e os recursos humanos, é oferecer uma nova visão das funções do RP no seio organizacional. Esta nova perspectiva vai para além da função de criador de ferramentas de comunicação na empresa (jornal interno, intranet, cartazes, eventos, etc.) ou de mediador dos fluxos e sentidos da comunicação. Concede ao RP a função de estratega e de gestor do capital humano a par do departamento de marketing e de recursos humanos. Entrega ainda um lugar directo no conselho de gestão da empresa, dando importância à forma como as estratégias empresariais são concebidas e colocadas em prática.

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