quinta-feira, novembro 22, 2007

Para investigação

Marketing interno VS Endomarketing

Muito sinteticamente podemos encontrar definições para ambos os casos no seguinte link


Afinal o que é isto de marketing interno e porque se confunde com acções de recursos humanos? Qual é a diferença entre mkt interno e endomarketing e porque se diz que este último é a mesma coisa que comunicação interna?

CRM VS CMR

Quem deve gerir a relação entre os clientes e as empresas? É a empresa ou o cliente?

2 comentários:

Virgínia Coutinho disse...

lol... isto acaba por ser o problema que está em voga no momento (pelo menos nas minhas interrgogações académicas), Marketing Interno VS RP / Marketing Social VS Responsabilidade Social / Marketing Relacional VS Modelo Relacional (RP)....

Onde termina um campo e começa outro?

Resposta mais plausível: Comunicação integrada...


Quanto à questao da relação ser gerida pela empresa ou pelo cliente, o equilibrio é a chave para este envolvimento.... A empresa pertende obter do cliente aquilo que necessita, mas um cliente também de se sentir valorizado, e que ganha com a relação (modelo relacional de RP explica essa relação perfeitamente)...

Esse equilibrio tem de ser precepcionado para que uma relação duradoura possa ser estabelecida, sendo também então um dos principios de CRM....

Domingos Pereira disse...

Marketing interno

público-alvo: colaboradores da empresa (desde a base ao topo)

variáveis do marketing mix:

Produto – é composto pelos valores, atitudes e comportamentos que são necessários incutir nos colaboradores para alcançar os objectivos da
organização;

Preço – é o que os clientes internos devem pagar quando eles compram o produto. Refere-se aos custos psicológicos a serem pagos pela adopção de valores-chave diferentes e da mudança como os trabalhos são feitos;

Comunicação – serve para informar, persuadir e trabalhar as atitudes do pessoal-chave no mercado interno;

Distribuição – este elemento está preocupado com os lugares físicos e sócio-técnicos nos quais devem ser entregues os produtos e suas comunicações: reuniões, sessões de formação, seminários, entre outros.

Por aqui há desde logo a coincidência com a missão das acções de Relações Públicas no seio da empresa.

Marketing Social

O marketing social desenvolve um conjunto de instrumentos e acções sociais que visam a criação de valores (como o da solidariedade e compaixão) que se agregam aos produtos/serviços comercializados. A marca Swatch tem sempre um relógio em que parte do valor da sua venda reverte em favor de uma causa solidária.

A diferença entre mkt social e responsabilidade social é que o primeiro não perde os intuitos comerciais, aliás, as suas acções sociais só existem a par dos seus produtos. Em acções de responsabilidade social, no máximo, a empresa/marca pretenderá apenas aumentar a sua notoriedade e/ou estima entre o público. É a mesma diferença entre trabalhar com uma instituição de solidariedade em situação de assalariado ou como voluntário.

Quando ao CRM. A partir do momento em que a empresa se presta a conhecer o cliente, dá-lhe, desde logo uma importância que cria valor para o mesmo. O problema não é esse. É que se é a empresa que cria a relação, limita o espaço de intervenção do cliente ou não? Por exemplo numa entrevista, se eu coloco um conjunto de questões já planeadas ao entrevistado, este apenas me vai dar respostas a essas perguntas e provavelmente não me falará de outros temas que julgasse tão ou mais importantes.