segunda-feira, novembro 26, 2007

Sondagem


Enquanto estudantes, profissionais, docentes de comunicação e/ou marketing, quais são as vossas principais necessidades para a progressão, estudo, investigação, ensino, culto,(...) nestas áreas?

Por favor, participem com opiniões, ideias e sugestões.

5 comentários:

Rosa Cueca disse...

Penso que isso é algo subjectivo e depende do contexto e momento de carreira, de qualquer modo, penso que para haver evolução profissional intrínseca é sempre necessário formação, seja em programas de Mestrado, MBA, cursos profissionais, etc.
Outro factor importante é conseguir estar (e continuar) atento a novas tendências, pesquisar novas formas de fazer algo, conhecer ooutro tipo de estratégias.

O ensino em si é sempre uma óptima forma de combinar as duas vertentes acima mencionadas, uma vez que vai exigindo do profissional formação continuada (ainda que numa vertente mais académica), bem como usufruto das novas contribuições e interacções com os alunos.

Não sei se compreendo a parte do "culto" como forma de progressão, mas possivelmente é por em parte considerar dificil para mim a focalização extrema numa só área de conhecimento, ou numa forma de fazer as coisas...cada vez mais precisamos de ter contribuições abertas das várias disciplinas para sermos profissionais completos.

Deixo ainda um apontamento para finalizar, que se remete ao próprio exercício da profissão, que, para mim, será uma excelente forma de evolução pessoal e profissional, que muitas vezes exige um acompanhamento teórico contemporâneo, o estudo e a iniciativa pessoal em procurar saber mais, podendo ter a chance de aplicar esses conhecimentos de forma pragmática.

Domingos Pereira disse...

Talvez não tenha sido claro o suficiente com a questão colocada. Volto a tentar com alguns exemplos.

Quando eu estudava CO, senti muitas vezes a necessidade do debate aberto sobre os temas que nos eram oferecidos mas não eram discutidos. Sentia a necessidade de poder trocar ideias e questões com outros colegas, mas não sabia como faze-lo. Mais tarde tentei descobrir uma solução para isto, de onde resultou este blog, ainda com tão pouco proveito, infelizmente.

Outra dificuldade enquanto estudante, foi na parte dos trabalhos. Existiu sempre a necessidade de trabalhar algo verdadeiro, de tratar dados reais e casos suja resolução pudessem de alguma forma ser uteis não apenas para a simples avaliação do aluno. Senti uma grande necessidade da aproximação com as empresas. Para tal, fiz uma pausa nas aulas e fui para Lisboa fazer um mini estágio.
Mas isto visto de outra maneira seria, levar às aulas problemas verdadeiros, concretos e que resultassem nalguma coisa.

Depois de licenciado, continuo a pensar que existe um grande défice em actividades e comunidades nesta nossa área. Embora a internet nos impulsione para um conhecimento cada vez mais alargado, a verdade é que o verdadeiro conhecimento e crescimento cognitivo advem do debate, da troca da ideias.

Sobre a questão do culto, a pergunta vai no sentido em acreditar que para se ser bom profissional nesta área é fundamental respirar marketing e comunicação. É necessário viver no meio disto.

Agora como faze-lo?

Lembrem-se que o ano passado, uma das soluções arranjadas mais ou menos para estes problemas, foi a organização do 1º encontro de CO.

O que proponho neste post é a descoberta de mais necessidades para debatermos soluções.

Domingos Pereira disse...

nem a propósito...

de caixas, ideias e tal

Domingos Pereira disse...

eis mais um exemplo em como as aulas se podem tornar mais "reais"

Para quem se lembra do EDP Challenge, este concurso teve 5 grupos nomeados, em que 4 deles eram grupos da mesma escola e muitos da mesma turma. O segredo deste sucesso é simples, os trabalhos fizeram parte da avaliação de disciplinas.

Virgínia Coutinho disse...

Um ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MARKETING!!!!!_:):):):):):)

Já agora acrescento: um bocado de tempo livre, para ter vida social e fazer coisas tão simples qto comentar e por posts no blog.....;)
Bjinhos