terça-feira, fevereiro 26, 2008

Marketing interno

Gostava que procurassem contribuir neste tema com o que pensam ser o MArketing interno e qual o seu papel na estratégia/objectivos de uma empresa.

6 comentários:

Diana disse...

Marketing Interno: Colaboradores = clientes internos - Voltado para os clientes internos. Entre outras técnicas, promover a comunicação integrada, o sentido de pertença, a implicação organizacional, gestão participativa (...).

Domingos Pereira disse...

porquê chamar cliente ao colaborador? quem compra/paga a quem e o quê?

Andreia disse...

o marketing interno serve para promover e potenciar o trabalho dos colaboradores, no sentido de trabalhar ao nível da formação, da cultura organizacional, da motivação, etc para garantir que cada colaboradorar ao relacionar-se com o ambiente externo à empresa o faça optimamente, no fundo é gerir eficazmente os colaboradores com a preocupação em torná-los o mais rentáveis possíveis, através de uma abordagem aos mesmos estratégica.

Diana disse...

Cliente na óptica de satisfazer as suas necessidades, de os motivar e consequentemente aumentar a sua produtividade (lucro) dai o uso da denominação "cliente".

Domingos Pereira disse...

formação é marketing interno ou é gestão de recursos humanos?

"Preparar os colaboradores para melhor servirem o cliente"... então o marketing interno é so para o front office?

E os 4Ps, como serão? Ou no marketing interno não fazem sentido?

E qual e a troca entre empresa e colaborador?

Vera Rodrigues disse...

Antes de mais temos e pensar quem é a empresa, quem a constitui. Se os seus colaboradores não se sentirem envolvidos, motivados, não serão clientes. Contudo, ha que investir neles, tal como a andreia referiu, atraves da formação, cultura organizacional, motivação, etc. Desta forma envolvemos o colaborador a "vestir a camisola", é a partir dele que parte também a força da propria empresa, nomeadamente, através do word-of-mouth. Pois quem esta satisfeito tem tendencia a passar a mensagem a outros.