sábado, fevereiro 28, 2009

Marketing para cidades



Qualquer cidade precisa de, em primeiro lugar, fidelizar os seus habitantes para continuar a progredir e ser um pedaço de terra desejado. Uma cidade é assim um produto que se pretende vender às pessoas e o pacote tem de ter mais que eventos... educação, saúde, habitação, vias de comunicação e transportes públicos, espaços verdes, segurança e outros serviços públicos... Logo que se entenda que o principal cliente de uma cidade é o interno, é meio caminho andado para que se faça uma gestão centrada no habitante e depois no turista.

Caso contrário, que importa mudar a embalagem se o conteúdo continuar de pouco satisfatório?

Desculpem mas é a minha Terra :) e apesar do texto apresentar a função do marketing praticamente ainda afunilada na variável comunicação (eventos, imagem, promoção), a verdade é que Loulé está a tornar-se num real caso de estudo, pois já vai compreendendo a importância de satisfazer as pessoas.

Mas o caminho ainda é longo. Porém, vejo num futuro próximo que um Departamento de Marketing possa ter uma acção capaz de corrigir alguma políticas erradas na gestão de todos os serviços públicos, independentemente da cor da administração municipal.


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