Pergunta 1: Quem são os envagelizadores da marca?
Resposta comum: Clientes altamente satisfeitos.
Pergunta 2: Quem são os clientes?
Resposta parva para uma pergunta parva: São aqueles que consomem os nossos produtos/serviços.
Pergunta 3: A pergunta não era parva. Foi uma tentativa parva de chegar a outra pergunta: Os nossos colaboradores são nossos clientes?
Resposta: Não sei. Talvez.
O marketing interno não é apenas o processo de entregar valor aos colaboradores em troca do seu bom trabalho/valor para a empresa. A verdade é que estes podem ser bons consumidores e por consequência bons envagelizadores/embaixadores da marca. Não podemos esquecer que estes individuos estão integrados em redes: familiares, amigos, conhecidos. A rede do passa palavra é ilimitada.
Quando eu trabalhava numa seguradora, lembrei-me em perguntar se os colegas tinham seguros nossos. "Alguns, é que os nossos seguros são mais caros que os outros..."
Lá fora queremos que os clientes tragam mais clientes, damos-lhes descontos se o fizerem, para eles e para os amigos. Cá dentro as coisas continuam pouco acessíveis...?
Os colaboradores são por todas as razões os 1º clientes. Daí todo o esforço de marketing que se deve fazer em torno deles e, mais uma vez, não estou a falar apenas de comunicação. Mas isto sou eu a pensar.
domingo, maio 17, 2009
ideiazinha parvinha
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