domingo, maio 17, 2009

ideiazinha parvinha



Pergunta 1: Quem são os envagelizadores da marca?

Resposta comum: Clientes altamente satisfeitos.

Pergunta 2: Quem são os clientes?

Resposta parva para uma pergunta parva: São aqueles que consomem os nossos produtos/serviços.

Pergunta 3: A pergunta não era parva. Foi uma tentativa parva de chegar a outra pergunta: Os nossos colaboradores são nossos clientes?

Resposta: Não sei. Talvez.

O marketing interno não é apenas o processo de entregar valor aos colaboradores em troca do seu bom trabalho/valor para a empresa. A verdade é que estes podem ser bons consumidores e por consequência bons envagelizadores/embaixadores da marca. Não podemos esquecer que estes individuos estão integrados em redes: familiares, amigos, conhecidos. A rede do passa palavra é ilimitada.

Quando eu trabalhava numa seguradora, lembrei-me em perguntar se os colegas tinham seguros nossos. "Alguns, é que os nossos seguros são mais caros que os outros..."

Lá fora queremos que os clientes tragam mais clientes, damos-lhes descontos se o fizerem, para eles e para os amigos. Cá dentro as coisas continuam pouco acessíveis...?

Os colaboradores são por todas as razões os 1º clientes. Daí todo o esforço de marketing que se deve fazer em torno deles e, mais uma vez, não estou a falar apenas de comunicação. Mas isto sou eu a pensar.


Sem comentários: