quarta-feira, novembro 04, 2009

Media sociais: definição



A minha dissertação teve como tema principal a potencialidade dos media sociais nas estratégias de marketing e comunicação das organizações.

Aqui fica um primeiro insight para a definição da expressão.

Os Media são qualquer meio por onde possam ser emitidas mensagens, como a televisão, a Internet, os telemóveis, o cinema, um concerto, entre outros. Os media sociais (social media) são serviços alojados na Internet que permitem, a qualquer utilizador, produzir, distribuir e consumir informação, num ambiente onde a transmissão de mensagens pode realizar-se em grande escala, sem qualquer controlo e com reduzidos custos associados a essas actividades.

Ao contrário dos tradicionais órgãos de comunicação social os media sociais não são controlados por nenhuma pessoa ou entidade e são os utilizadores que, efectivamente, decidem o que querem ver e difundir entre as suas redes de “amigos”. Estes serviços estão portanto a redefinir como nós nos relacionamos.

A actualidade e o largo impacto desta realidade atrai as mais diversas análises que tratam conceitos com superficialidade, ou confundem a sua natureza. Confunde-se comunidade virtual com rede social, rede social com media sociais... Hoje, com a revolução social desencadeada pela internet, podemos admitir desde logo uma separação entre comunidade e rede social. As comunidades, no contexto dos novos media, devem caracterizar o conjunto de utilizadores que constituem determinada plataforma, sendo a rede resultado das relações que se estabelecem uns com os outros através dos contactos de cada um.
Desta forma, deve definir-se media sociais como serviços ou plataformas, comunidades virtuais como o conjunto de indivíduos que utiliza esses serviços e rede social como o conjunto de ligações que estes estabelecem livremente entre si.


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