quarta-feira, dezembro 01, 2010

Formação: as sessões de trabalho

Em todas as minhas formações procuro sempre criar sessões de trabalho com casos que obriguem os formandos a esquecer as instituições em que trabalham. Porquê? Para podermos resolver os problemas propostos sem estarmos todos condicionados às realidades que cada um conhece, aos constrangimentos e aos impossíveis que todos pensam ser verdades absolutas. Quantas vezes vemos de longe o que nunca conseguiríamos ver de perto?

Mesmo na vida pessoal, temos uma enorme dificuldade em nos distanciarmos dos problemas que queremos resolver, o que nos inibe de ver as diferentes soluções que podem existir. No marketing e na comunicação esta é uma das principais etapas a percorrer.

Para acrescentar valor em qualquer produto ou serviço o desafio está em fazer diferente, ou seja, atender a necessidades e desejos por satisfazer. O que é que os consumidores precisam que a concorrência ainda não está a oferecer? Fazer diferente pode significar simplesmente fazer mais rápido (reduzir o tempo de espera...), ampliar os pontos de contacto (estar on-line...), etc.

Sem comentários: