Principais teóricos da GO:
Peter Drucker
John Humble
Entre os diversos tipos de definição de GO encontramos um conjunto de elementos comuns que salientamos a seguir:
- Estabelecimento conjunto de objectivos entre os trabalhadores e o seu superior hierárquico;
- Estabelecimento de objectivos para cada posição;
- Interligação de objectivos;
- Estabelecimento do sistema de revisão;
- Ênfase na mensuração e no controlo;
- Participação activa da chefia;
- Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.
Na fixação dos objectivos devem-se considerar os seguintes aspectos:
a) Os objectivos não são da organização, mas dos indivíduos que nela trabalham e com ela se relacionam.
b) Tanto os objectivos como as metas são necessidades a satisfazer.
c) Os subordinados e os trabalhadores em geral têm uma série de necessidades pessoais.
d) Os objectivos e metas pessoais não são idênticos aos objectivos e metas da organização no seu todo.
A importância dos objectivos advém dos seguintes aspectos:
- Garantem à organização uma directriz no sentido de uma finalidade comum.
- Fomentam o trabalho em equipa e podem ajudar a eliminar os egoismos de indivíduos e grupos.
- Asseguram o valor das metas e dos planos, evitando erros por omissão.
- Permitem a previsão e o planeamento, não a estratégia, a partir da análise das linhas de tendência da situação actual.
- Ajudam a melhor disribuir os recursos que são por natureza escassos.
Quanto à hierarquia dos objectivos; Peter Drucker refere que há oito sectores-chave nos quais devem ser fixados objectivos de realização e de resultados. São eles os seguintes:
- Posição no mercado;
- Inovação;
- Produtividade;
- Recursos físicos e financeiros;
- Rentabilidade;
- Desempenho e desenvolvimento dos empregados;
- Responsabilidade pública da organização.
inBILHIM, João de Faria Abreu e CASTRO, Isabel Mota,Comportamento Organizacional, caderno de apoio
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