domingo, outubro 22, 2006

Gestão por Objectivos

Principais teóricos da GO:

Peter Drucker
John Humble


Entre os diversos tipos de definição de GO encontramos um conjunto de elementos comuns que salientamos a seguir:

- Estabelecimento conjunto de objectivos entre os trabalhadores e o seu superior hierárquico;

- Estabelecimento de objectivos para cada posição;

- Interligação de objectivos;

- Estabelecimento do sistema de revisão;

- Ênfase na mensuração e no controlo;

- Participação activa da chefia;

- Apoio intenso do staff durante os primeiros períodos.

Na fixação dos objectivos devem-se considerar os seguintes aspectos:

a) Os objectivos não são da organização, mas dos indivíduos que nela trabalham e com ela se relacionam.

b) Tanto os objectivos como as metas são necessidades a satisfazer.

c) Os subordinados e os trabalhadores em geral têm uma série de necessidades pessoais.

d) Os objectivos e metas pessoais não são idênticos aos objectivos e metas da organização no seu todo.

A importância dos objectivos advém dos seguintes aspectos:

- Garantem à organização uma directriz no sentido de uma finalidade comum.

- Fomentam o trabalho em equipa e podem ajudar a eliminar os egoismos de indivíduos e grupos.

- Asseguram o valor das metas e dos planos, evitando erros por omissão.

- Permitem a previsão e o planeamento, não a estratégia, a partir da análise das linhas de tendência da situação actual.

- Ajudam a melhor disribuir os recursos que são por natureza escassos.

Quanto à hierarquia dos objectivos; Peter Drucker refere que há oito sectores-chave nos quais devem ser fixados objectivos de realização e de resultados. São eles os seguintes:

- Posição no mercado;

- Inovação;

- Produtividade;

- Recursos físicos e financeiros;

- Rentabilidade;

- Desempenho e desenvolvimento dos empregados;

- Responsabilidade pública da organização.


inBILHIM, João de Faria Abreu e CASTRO, Isabel Mota,Comportamento Organizacional, caderno de apoio

Sem comentários: