sábado, novembro 11, 2006

Um Sistema de Ideias em 5 PASSOS


"A recepcionista de uma grande empresa norte-americana é vista como um génio pelos seus superiores. Anualmente, ela vê implementadas cerca de 800 ideias de entre todas aquelas com que contribui para o sistema da empresa. O segredo? Estar atenta e ouvir o que as pessoas dizem. É que ela passa os dias a atender telefonemas da organização e a receber as reclamações dos clientes. O que fa é simples: para cada reclamação pede ao cliente que sugira uma solução para o problema, toma nota e envia-a para a administração.(...)"

"A Toyota é a empresa mais lucrativa do mundo e recorre às ideias dos colaboradores há mais de 30 anos."


Um sistema de ideias em 5 passos

Na maior parte das organizações é possível construir um modelo de sucesso em cerca de seis meses. Os resultados serão visíveis ao fim do primeiro ano. "Por cada euro gasto num sistema de ideias, a empresa terá um retorno de 15 euros anuais., garante Alan Robinson (co-autor de Ideas are Free).

1. Formar a gestão de topo e criar uma equipa de design/implementação do sistema.

2. Conceber o sistema nas suas diversas vertentes: como envolver as pessoas; como será o processo; quais os recursos necessários, qual o sistema de recompensas... (este passo não deve exceder os dois meses).

3. Criar um piloto do projecto para verificar eventuais falhas e melhorias necessárias.

4. Fazer a formação dos funcionários.

5. Lançamento do sistema.


Grandes ideias = Grandes Benefícios

Em 3oo empresas, de 17 países, analisadas oir Alan Robinson, 80% das receitas e redução de custos vieram das ideias dos colaboradores.

Os CEOS têm mais tempo para implementar estratégias se contarem com a ajuda das ideias dos seus funcionários, tornando-se mais produtivos e eficientes.

Com 12 Ideias implementadas por pessoa, em cada ano, terá resultados visíveis ao fim do primeiro ano.


in Revista D, nº60 -> PÚBLICO, 10/11/2006

Sem comentários: