" As ideias são como as mulheres. Se andarmos atrás delas, fogem!” Foi com estas palavras que Guillaume Van Der Stighelen, presidente da Duvall Guillaume, rematou a conferência desta quarta-feira à noite, que teve como mote “o segredo para ser uma estrela da publicidade”.
Na passagem pelo Festival do Clube de Criativos, o belga nunca deixou de se referir às emoções como catalisadoras de todo o processo criativo, seja na publicidade, no teatro ou na poesia. E, segundo Guillaume, as emoções estão em todo o lado: na rua, na rádio, na televisão, enfim, nas pessoas e na vida. Inspirando-se em Picasso, disse: “É totalmente errado pensar que somos a fonte das nossas ideias, pelo contrário, são elas que vêm ter connosco, a partir das impressões que o quotidiano nos oferece”. E exemplifica: “Todos os dias anoto aquelas que são para mim as emoções mais importantes.”
Com esta a dica abre-se espaço para o aparecimento de uma ideia simples e genial no horizonte criativo do publicitário, e é então que “ele deve executá-la como um terrorista”, que é como quem diz, com uma convicção inabalável. Assim, todo o trabalho requerido na concepção de uma campanha publicitária deve estar “repleta de entusiasmo” por parte de quem nela está envolvido. “É importante divertirmo-nos com o nosso trabalho. Só assim aparecem ideias para fazer boa publicidade”. E é também essa sensação que deve ser transportada para a relação com o cliente, porque o publicitário “tem de aparecer aos olhos daquele como uma pessoa encantadora”. E é nesse sentido que o belga critica a postura sobranceira de alguns publicitários que encaram os clientes como “estúpidos”. Em vez disso, “há que lhe dar espaço para entusiasmar-se com a ideia, e encará-lo como um parceiro em todo o processo criativo”. E humorado diz: “Não há nenhum mal em ser uma pessoa porreira”.
Cabe, portanto, “às agências venderem sucesso, pois é isso que os clientes pretendem e, quando isso acontece, o sucesso deixa de ser do publicitário e passa a ser do cliente”, completa o criativo. "
in Meios & Publicidade
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