segunda-feira, outubro 08, 2007

Para um plano de RP

Para um plano de RP => Análise (externa e interna), diagnóstico (swot e swot cruzada), solução (plano de comunicação).


Análise Externa:

Envolvente e Concorrência

    para a análise da envolvente fazer uma PEST:

  • Ambiente político;

  • económico;

  • social

  • e tecnológico.


É obvio que tratando-se de um plano de comunicação esta análise não deve ser exaustiva nestes temas, talvez um pequeno parágrafo para cada um seja o bastante, interessa somente ter uma noção da envolvente do negócio (é importante analisar aquilo que interessa ou pode vir a interessar à empresa).

    Para a concorrência deve-se analisar com alguma profundidade:

  • a missão, os valores, a visão e o posicionamento de cada um.

  • o nome, logótipo, cores, slogan/assinatura : análises possíveis: faz referencia ao negócio? que caracteristicas podem ser atribuidas às cores? o slogan/ assinatura, em que mensagem consiste? que corencia com o seu posicionamento?

  • qual é o seu público alvo?
  • os sites de cada concorrente: como são apresentados/estruturados? que sensações transmite? simples, complexo? claro, confuso? que funcionalidades oferecem?

  • a concorrência: evidenciar alguma campanha que tenham feito com maior relevancia. Ou encontrar algum exemplo que ilustre a força de comunicação de cada um.



Análise Interna

  • Breve história da empresa; introdução à cultura (missão, visão, valores, posicionamento) e estrutura da empresa (empresa familiar? um sócio?)

  • Nome, logótipo, cores, slogan/assinatura : análises possíveis: faz referencia ao negócio? que caracteristicas podem ser atribuidas às cores? o slogan/ assinatura, em que mensagem consiste? que corencia com o seu posicionamento?

  • Organização departamental da empresa (que estrutura hierarquica? que departamentos? qual lugar ocupa a comunicação na gestao da empresa? tem um departamento/nucleo/gabiente próprio?que elementos trabalham a comunicação da empresa?)

  • Qual o fluxo de comunicação mais evidente/explorado? Ascendente? Descendente? Lateral? Deves ilustrar cada um dos casos com exemplos da empresa.

  • Que tipo de comunicação preferencial? Formal, informal ou mista? Exemplos.

  • Deve-se recolher todos os instrumentos de comunicação utilizados na disseminação de informação na empresa (jornal interno, boletim, intranet, revista trimestral, e-mail, telefone, reuniões, etc. De notar que são estes os instrumentos que podem ser utilizados (caso existam) para ilustrar os fluxos de comunicação)

  • Deve ser ainda elaborada uma auditoria à satisfaçao dos colaboradores da empresa em relação à comunicação da mesma.

  • Normalmente deve-se fazer uma auditoria sobre a imagem percepcionada da empresa nos clientes para cruzar com a imagem emitida. Pode-se tambem fazer testes de notoriedade: é ou não conhecida (testes de notoriedade espontanea ou dirigida)



  • Diagnóstico

    Para o diagnóstico deve-se reunir todos os dados que se tem e fazer uma swot e uma swot cruzada

  • De acordo com a análise externa deve-se evidenciar as oportunidades e as ameaças para as quais a empresa deve estar preparada.

  • No que toca à analise interna deve-se saber retirar os pontos fortes e os pontos fracos da organização.


  • Para a swot cruzada deve-se caracterizar objectivos/estratégias para cada uma das seguintes ligações:

  • pontos fortes x oportunidades = estratégia ofensiva/desenvolvimento

  • pontos fortes x ameaças = estratégia de confronto

  • pontos fracos x oportunidades = estratégia de crescimento

  • pontos fracos x ameaças = estratégia defensiva



  • A partir daqui é possível inventariar as principais acções e instrumentos a criar para o plano de comunicação/ acção.

    Sem esquecer:

  • Qual é o público-alvo do plano?

  • Quais são os objectivos de plano?

  • Quais são as estratégias elaboradas para atingir esses objectivos?

  • Qual o mix e meios de comunicação?

  • Orçamento?

  • Plano de controlo e avaliação?
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