Para um plano de RP => Análise (externa e interna), diagnóstico (swot e swot cruzada), solução (plano de comunicação).
Análise Externa:Envolvente e Concorrênciapara a análise da envolvente fazer uma PEST:
- Ambiente político;
- económico;
- social
- e tecnológico.
É obvio que tratando-se de um plano de comunicação esta análise não deve ser exaustiva nestes temas, talvez um pequeno parágrafo para cada um seja o bastante, interessa somente ter uma noção da envolvente do negócio (é importante analisar aquilo que interessa ou pode vir a interessar à empresa).
Para a concorrência deve-se analisar com alguma profundidade:
- a missão, os valores, a visão e o posicionamento de cada um.
- o nome, logótipo, cores, slogan/assinatura : análises possíveis: faz referencia ao negócio? que caracteristicas podem ser atribuidas às cores? o slogan/ assinatura, em que mensagem consiste? que corencia com o seu posicionamento?
- qual é o seu público alvo?
- os sites de cada concorrente: como são apresentados/estruturados? que sensações transmite? simples, complexo? claro, confuso? que funcionalidades oferecem?
- a concorrência: evidenciar alguma campanha que tenham feito com maior relevancia. Ou encontrar algum exemplo que ilustre a força de comunicação de cada um.
Análise InternaBreve história da empresa; introdução à cultura (missão, visão, valores, posicionamento) e estrutura da empresa (empresa familiar? um sócio?)Nome, logótipo, cores, slogan/assinatura : análises possíveis: faz referencia ao negócio? que caracteristicas podem ser atribuidas às cores? o slogan/ assinatura, em que mensagem consiste? que corencia com o seu posicionamento?Organização departamental da empresa (que estrutura hierarquica? que departamentos? qual lugar ocupa a comunicação na gestao da empresa? tem um departamento/nucleo/gabiente próprio?que elementos trabalham a comunicação da empresa?)Qual o fluxo de comunicação mais evidente/explorado? Ascendente? Descendente? Lateral? Deves ilustrar cada um dos casos com exemplos da empresa.Que tipo de comunicação preferencial? Formal, informal ou mista? Exemplos.Deve-se recolher todos os instrumentos de comunicação utilizados na disseminação de informação na empresa (jornal interno, boletim, intranet, revista trimestral, e-mail, telefone, reuniões, etc. De notar que são estes os instrumentos que podem ser utilizados (caso existam) para ilustrar os fluxos de comunicação)Deve ser ainda elaborada uma auditoria à satisfaçao dos colaboradores da empresa em relação à comunicação da mesma.Normalmente deve-se fazer uma auditoria sobre a imagem percepcionada da empresa nos clientes para cruzar com a imagem emitida. Pode-se tambem fazer testes de notoriedade: é ou não conhecida (testes de notoriedade espontanea ou dirigida)DiagnósticoPara o diagnóstico deve-se reunir todos os dados que se tem e fazer uma swot e uma swot cruzada
De acordo com a análise externa deve-se evidenciar as oportunidades e as ameaças para as quais a empresa deve estar preparada. No que toca à analise interna deve-se saber retirar os pontos fortes e os pontos fracos da organização.Para a swot cruzada deve-se caracterizar objectivos/estratégias para cada uma das seguintes ligações:
pontos fortes x oportunidades = estratégia ofensiva/desenvolvimentopontos fortes x ameaças = estratégia de confrontopontos fracos x oportunidades = estratégia de crescimentopontos fracos x ameaças = estratégia defensivaA partir daqui é possível inventariar as principais acções e instrumentos a criar para o plano de comunicação/ acção.
Sem esquecer:
Qual é o público-alvo do plano?Quais são os objectivos de plano?Quais são as estratégias elaboradas para atingir esses objectivos?Qual o mix e meios de comunicação?Orçamento?Plano de controlo e avaliação?
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