"Segundo o estudo, os marketeers são altamente especializados e funcionam em silos, separados dos seus colegas. A sua rápida passagem pelas empresas (a média dos directores de marketing ronda os 22 meses, segundo a Brand Autopsy) demonstra a sua lealdade à disciplina, raramente às empresas. Confortáveis na sua área, não ambicionam tornar-se CEO’s e, numa era de contagem, as únicas métricas em que estão interessados são o tamanho dos budgets das suas equipas e o número de marcas nos seus currículos.
De acordo com a pesquisa, 81% dos inquiridos identificam o marketing como uma peça-chave no crescimento de uma organização, 85% acreditam que é crucial para a concepção da estratégia e 44% julgam que o planeamento estratégico é a aptidão mais importante de um director de marketing. Apesar disso, 70% dos CEO’s consideram que o papel do marketing não está devidamente articulado com a organização e 77% pensam que os seus empregados não apreciam o seu valor. Pode-se concluir que parece haver uma confusão entre o marketing enquanto conceito e o marketing na prática."
vale a pena ler todo o estudo aqui
8 comentários:
Sim é um trabalho ingrato e raramente apreciado como devia ser; pelo menos fora de Lisboa/Porto ainda se nota mais a incapacidade de compreender que a função de marketing é importante e necessária;
Sendo o marketing uma das componentes da Gestão de uma empresa, deveria ser igualmente relevante como o é a componente financeira ou produtiva e funcionarem de forma conjunta.
Exactamente porque os profissionais de marketing mudam de emprego facilmente é mais difícil confiar-lhe informação confidencial, mas que é necessária para o seu correcto desempenho.
Ainda bem que há excepções..
às vezes penso nisto... se grande parte do tecido empresarial do nosso país... não dá importância às técnicas de marketing... o que está mal? eles ou nós que não conseguimos mostrar para que servimos? Como explicar a uma mercearia o que podiamos fazer por eles? Um cabeleireiro? Um restaurante? Uma escola? Um hospital? hum?
O que dizemos a quem nos pergunta o que é isso do marketing? O que dizemos e com que facilidade dizemos? E acreditamos?
é um desabafo
A realidade aqui em Coimbra é que alguém de marketing é quase tão indispensável, que só não o é se fizer outras várias tarefas, como ser também comercial, ou fazer atendimento a clientes ou trabalho administrativo. E isto são os dois ou três que vão aparecendo, porque de resto, nem isso...
Isso sim é deprimente...
Acho que somos habituados a uma realidade durante a parte universitária, que não corresponde ao que acontece de verdade; é difícil ser-se optimista.
Concordo plenamente com a andreia..e nao é so por coimbra k isso acontece..:S
A minha questão é... como dar a volta a essa questão?
Temos uma associação de profissionais de marketing, que uito honestamente não sei o que faz... dado que só tenho notícias dela quando há eventos e para descontos em pós graduações.
Mas para mim, uma associação desse calibr devia preocupar-se em promover a nossa profissão pelas empresas... o mesmo digo para as escolas que leccionam estes cursos.
Mas mais acrescento o nosso dever e necessidade em faze-lo também.
Isto é como numa relação, a culpa é sempre dos dois lol.
É nossa que muitas vezes não sabemos fazer-nos necessários, contrariando a tendência dos empregadores e mostrando-nos como profissionais com evolução provada e é culpa de quem não sabe liderar ou motivar os seus RH, que tem uma visão míope do seu negócio e uma atitude cinzenta face à realidade em geral.
Olá, gostei demais deste blog, que acabo de descobrir...
Há menos de um mês criei o Canal17.com (http://bloguese.blogspot.com), que também trata de assuntos relativos à comunicação empresarial. Boa sorte, parabéns pelo trabalho,
Leonardo Pessanha
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