sábado, dezembro 06, 2008

As marcas e as redes sociais



Primeiro leiam este artigo do Meios & Publicidade :)

As redes sociais são de facto uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas. Estas podem optar por criar novas plataformas/comunidades ou constituir as já existentes, penetrando no ambiente mais espontâneo dos seus actuais e potênciais consumidores.

Esta forma de estar é fundamental para entender a fundo o comportamento das pessoas nas suas várias dimensões e pela oportunidade de difundir e desencadear mensagens entre os seus membros. Nestas comunidades podem ser identificados os envagelizadores, que tanto fazem falta e os carcereiros, que fazem menos falta. Para cada um dos casos é necessário desenvolver acções que, por um lado estimulem os envagelizadores a continuar a sua sagrada causa e, por outro, esclareçam as calúnias :)

No artigo são dados alguns exemplos de marcas que criaram as suas próprias plataformas. Achei piada à comunidade criada pelo MacDonalds (UAILDE) e não foi tanto pelo nome.
O Pai Nosso desta comunidade é: ganha uaildes e gasta-os a fazer amigos e a ganhar prémios. Como?

  • Compra o McMenu ou o McMenu Grande
  • Carrega o teu TMN
  • Cria uma conta no BPI
  • Adere a um cartão BPI
  • Faz compras com o cartão BPI

    As marcas (de sectores de negócio diferente) juntam-se e vão caracterizar/estimular o comportamento de consumo do segmento seleccionado. Já estou a imaginar outras grandes tribos (BurguerKing, Optimus, Millenium, Continente, Coca-cola), (PizzaHut, Vodafone, CGD, Jumbo, Pepsi) and so on.

  • Sem comentários: