quarta-feira, dezembro 10, 2008

Marketing não é vendas



Marketing não é vendas. Porquê?

1º - vender e trocar algo não é a mesma coisa. Vender pressupõe que se dê algo em troca de dinheiro. Mas nem toda a troca tem um custo financeiro. Quando compramos um cão, o consumidor tem de equacionar pelo menos dois tipos de custo: financeiro e de tempo. Quanto tempo terá de gastar a pessoa para cuidar do cão no dia-a-dia. A loja de animais tem de perceber esses custos implícitos e encontrar novas soluções que atribuam o maior valor possível a essa troca.

2º - nem sempre vender muito é sinónino de maior lucro. Não será o número de vendas um indicador absoluto de sucesso. Exemplo: o homenzinho que vende as rosas nos bares e discotecas à noite. Se cada rosa custar 0,50€ o homem terá grande probabilidade de as vender com mais facilidade do que outro que as venda por 10€ cada. Vejamos ambas as situações:

O homem das rosas vermelhas vendeu 20 rosas numa só noite.
O homem das rosas amarelas vendeu apenas 2.

Qual dos dois terá lucrado mais? Resposta: Depende. Por quanto venderam as rosas? Se o das 20 vendeu a 0,50€ então fez 10 € no total. Já o das 2 poderá ter vendido a 10€ e então fez 20€.

Questão: Se pelo menos para esta situação, não é o número de vendas que influencia o lucro, o que determina o sucesso da compra? O custo da rosa? Sim e Não. A resposta mais acertada é: O que determina a margem de lucro é o valor percebido pelo cliente. Ora as pessoas são diferentes e por isso percepcionam as coisas de forma diferente.

O vendedor dos 0,50€ vendeu 20 rosas, mas se as vendesse mais caras, será que o conseguiria fazer junto dos mesmos clientes? A resposta mais provavel é não.

O Marketing não se esgosta no processo de "venda", aliás um bom trabalho de marketing, dispensa qualquer investimento em força de vendas.

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