sexta-feira, dezembro 12, 2008

Beleza Organizacional




Estão a ver aquele filme em que o "Ele" passa a ver as mulheres pela sua beleza interior? É um filme engraçado porque caracteriza a sociedade que alimentamos. As pessoas têm que ser perfeitas mas ninguém o é. Como ninguém o é, temos de fingir que somos... até... irem acreditando.

Peguei neste exemplo para ilustrar aquilo que sentimos quando procuramos emprego. Todos queremos a empresa perfeita e por mais diferenças que a minha ideia de empresa perfeita possa ter com a tua ideia de empresa perfeita, há um elemento igual. O seu status. Todos têm que a adorar como uma grande empresa. É a mesma grande razão que nos leva a procurar a mulher mais bonita - que nos invejem... uau que namorada liiinda que ele tem, que sortudo.

Mas esta forma de pensar deverá ser errada tanto para as relações pessoais como para as profissionais e organizacionais.

Este filme também conta ainda uma piada grosseira, que é dizer que a maior parte das pessoas bonitas por dentro serem feias por fora. Não é verdade.

As empresas devem ser bonitas por aquilo que nos permitem (digo, as oportunidades que nos oferecem e que podemos criar) fazer por elas e por nós. Seja micro, média ou grande. O que interessa é que possamos crescer com essa experiência. Start small to get BIG.

Há uns tempos li a Organização por dentro de Charles Handy, que é excelente, (vejam este resumo) que nos conta a diferença entre uma corrida de cavalos e uma maratona.

Basicamente a conclusão é que numa corrida de cavalos o que conta é chegar em primeiro e numa maratona, chegar ao fim já é muito bom.
Nos vários momentos da nossa vida devemos experimentar estes objectivos, ser suficientemente bom para ser melhor que os outros todos e ser razoável o suficiente para acompanhar os outros e chegar até ao fim. Este último exercício permite-nos absorver o mundo à nossa volta, aprendendo com o trabalho desenvolvido mas também com a observação do trabalho dos outros. Nas empresas pequenas é normal aprendermos mais com todo o trabalho e nas grandes com a observação de tudo.

Sem comentários: