segunda-feira, dezembro 01, 2008

Marketing Pessoal



Para uns é vendermo-nos. Para outros é conhecermo-nos. Para mim é as duas coisas.

Quem somos?

Este é provavelmente o exercício mais esquecido mas que tem uma importância extrema. Que estrutura psicológica temos, que valores defendemos, que qualidades e defeitos constituem a nossa personalidade...
Escrevam o resultado numa folha.

O exercício seguinte é perceber como é que os outros nos caracterizam... que é na realidade o que importa [sim, deixemo-nos de disparates, somos aquilo que os outros querem (ou pensamos que querem) que nós sejamos]. Identifiquem "os Outros" porque há opiniões que não nos interessam, não por serem desfavoráveis, mas simplesmente porque aquela pessoa não tem importância (mais uma vez, não se pode agradar a todos).

Básicamente, mandem um email ou um sms aos vossos amigos e familiares a pedir que vos descrevam com uma palavra (com a maior honestidade possível).

O engraçado deste exercício é concluir que a imagem que têm de nós pode ser diferente daquela que nós queriamos e, por outro lado, irá dizer-nos quais são os nossos pontos fortes e os pontos fracos.

O que queremos?

Só é possível definir os nossos pontos fortes e os pontos fracos se soubermos o que queremos. A nossa vida é feita de pequenas grandes missões:

  • conseguir que os nossos pais comprem o brinquedo xpto;
  • entrar no grupo dos bacanos e que todos respeitam;
  • namorar com uma babe bonita [desculpem o trivialismo :) ];
  • ter uma boa nota no teste;
  • entrar na faculdade de medicina;
  • conseguir trabalhar numa boa empresa;
  • encontrar a mulher perfeita, ter o casamento e a familia perfeita (i like to believe it's possible, ok?)

    Para cada objectivo traçamos um pequeno grade plano, de acordo com o que somos e podemos fazer para os atingir.

    Como lá chegar?

    Imaginemos que um dos meus grandes objectivos é... Ser amplamente reconhecido como um excelente profissional de marketing e comunicação, desejado por grandes empresas, ou reconhecido como o especialista... tipo ah "marketing de escolas?" "marketing de escolas é domingos pereira!" (vivemos de sonhos eihn)

    Para sermos reconhecidos por alguma coisa é preciso que façamos algo importante ou então que nos confiram esse valor simplesmente pelas nossas ideias. Basicamente o meu plano podia ser:

  • estudar na faculdade X.
  • ganhar a simpatia e confiança dos professores mais influentes;
  • ter um bom estágio;
  • criar uma lista de boas empresas para trabalhar;
  • oferecermo-nos para visitar a antiga faculdade e falar um pouco sobre a profissão;
  • conseguir convites para falar noutras escolas ou noutros eventos;
  • se calhar, é bom que se escreva uns livrinhos.

    Observação: Cada uma destas metas cumpre objectivos que procuram criar condições para atingir o objectivo principal.

    Vejamos um exemplo de um plano com objectivos a cumprir a curto prazo:

    Objectivo: Quero ser conhecido por algumas pessoas que já são conhecidas!

    Estratégia: Para ser conhecido, tenho que me dar a conhecer. Quero que me conheçam pelo meu trajecto académico e/ou profissional? Ou quero que me conheçam pelas ideias e valores que defendo? Ou ambos? Bem, o mais correcto é começar por ser relevante, suscitar curiosidade/interesse sobre nós.

    Plano: Hoje em dia é fácil dar a nossa opinião. 1º Quem são as pessoas que eu quero que me conheçam? 2º Têm blogues? Vou começar a comentar os seus textos, mas de forma relevante. O que é que isto quer dizer? Simples... Concordo quando diz B e C mas tenho algumas reticências em concluir que Y ou Z sejam exactamenete como diz por W e D não coincidirem tal como reflecte o estudo H (dá trabalho, mas quem disse que ser relevante era fácil?)

    Mantenham um perfil actualizado, percurso académico/profissional, um email activo, uma página pessoal ou um blog (relevante, claro está). Talvez tenhamos uma surpresa a curto prazo.

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