Para uns é vendermo-nos. Para outros é conhecermo-nos. Para mim é as duas coisas.
Quem somos?
Este é provavelmente o exercício mais esquecido mas que tem uma importância extrema. Que estrutura psicológica temos, que valores defendemos, que qualidades e defeitos constituem a nossa personalidade...
Escrevam o resultado numa folha.
O exercício seguinte é perceber como é que os outros nos caracterizam... que é na realidade o que importa [sim, deixemo-nos de disparates, somos aquilo que os outros querem (ou pensamos que querem) que nós sejamos]. Identifiquem "os Outros" porque há opiniões que não nos interessam, não por serem desfavoráveis, mas simplesmente porque aquela pessoa não tem importância (mais uma vez, não se pode agradar a todos).
Básicamente, mandem um email ou um sms aos vossos amigos e familiares a pedir que vos descrevam com uma palavra (com a maior honestidade possível).
O engraçado deste exercício é concluir que a imagem que têm de nós pode ser diferente daquela que nós queriamos e, por outro lado, irá dizer-nos quais são os nossos pontos fortes e os pontos fracos.
O que queremos?
Só é possível definir os nossos pontos fortes e os pontos fracos se soubermos o que queremos. A nossa vida é feita de pequenas grandes missões:
Para cada objectivo traçamos um pequeno grade plano, de acordo com o que somos e podemos fazer para os atingir.
Como lá chegar?
Imaginemos que um dos meus grandes objectivos é... Ser amplamente reconhecido como um excelente profissional de marketing e comunicação, desejado por grandes empresas, ou reconhecido como o especialista... tipo ah "marketing de escolas?" "marketing de escolas é domingos pereira!" (vivemos de sonhos eihn)
Para sermos reconhecidos por alguma coisa é preciso que façamos algo importante ou então que nos confiram esse valor simplesmente pelas nossas ideias. Basicamente o meu plano podia ser:
Observação: Cada uma destas metas cumpre objectivos que procuram criar condições para atingir o objectivo principal.
Vejamos um exemplo de um plano com objectivos a cumprir a curto prazo:
Objectivo: Quero ser conhecido por algumas pessoas que já são conhecidas!
Estratégia: Para ser conhecido, tenho que me dar a conhecer. Quero que me conheçam pelo meu trajecto académico e/ou profissional? Ou quero que me conheçam pelas ideias e valores que defendo? Ou ambos? Bem, o mais correcto é começar por ser relevante, suscitar curiosidade/interesse sobre nós.
Plano: Hoje em dia é fácil dar a nossa opinião. 1º Quem são as pessoas que eu quero que me conheçam? 2º Têm blogues? Vou começar a comentar os seus textos, mas de forma relevante. O que é que isto quer dizer? Simples... Concordo quando diz B e C mas tenho algumas reticências em concluir que Y ou Z sejam exactamenete como diz por W e D não coincidirem tal como reflecte o estudo H (dá trabalho, mas quem disse que ser relevante era fácil?)
Mantenham um perfil actualizado, percurso académico/profissional, um email activo, uma página pessoal ou um blog (relevante, claro está). Talvez tenhamos uma surpresa a curto prazo.
Sem comentários:
Enviar um comentário