Tenho percebido que existe alguma confusão entre o que significa comunicar para fora e comunicar para dentro da organização. Não pelos públicos, porque isso já parece óbvio, mas pela natureza da função. Não se pode entender comunicação interna com o mesmo estilo/natureza da mensagem utilizada na comunicação institucional/corporativa. Nem esta com comunicação de marketing.
No artigo O que muda na comunicação até 2011:
A comunicação corporativa é a disciplina da comunicação que terá maior influência nas decisões que partem do topo na cadeia de gestão das organizações em 2011, posição até agora ocupada pelo marketing.
Qualquer organização reúne vários públicos. Consideramos público externo os clientes, os fornecedores, a comunidade envolvente, a comunicação social, entre outros. O público interno são os funcionários que constituem a organização nos seus vários níveis. Devemos servir cada um deles de forma diferente e/ou igual sempre que assim se justificar.
A comunicação institucional baseia-se na assessoria de imprensa/notas de imprensa, ou seja, o contacto com a comunicação social de forma a chegar ao público em geral, com o objectivo de lhes fazer chegar informação sobre a organização. Mas este tipo de comunicação deverá servir também o público interno, através de instrumentos de comunicação próprios.
Algumas questões...
... e algumas observações.
Dito isto, podia conluir que podemos entender comunicação externa como a comunicação institucional VS comunicação de marketing ; e comunicação interna VS comunicação de marketing interno. Mas eu vou mais longe. 1º Não deverá haver comunicação sem marketing, porque é nele que cabe toda a gestão estratégica da organização e como tal toda a matriz comunicacional. 2º Todos os individuos têm uma personalidade definida. No mundo empresarial é o marketing que deverá procurar a melhor personalidade da empresa tanto para fora como para dentro. Ou não?
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