terça-feira, fevereiro 17, 2009

Zé ou JOsé II



Perguntava: Marketing X é o mesmo que Marketing para X?

E a minha resposta é claramente que não.

1º Exemplo:

Marketing social vs mkt para inst sociais

Qualquer empresa pode empreender uma estratégia de marketing social, que mais não é que acrescentar valor à "troca" que propõe, através de uma associação com uma qualquer causa social. A Swatch faz isto muito bem - "Compra um relógio e X vai para a construção de uma casa para XYZ".
Mkt para uma instituição social é pensar como é que a organização pode atingir os seus objectivos através de uma perspectiva de marketing. Já sabemos que muitas ONGs precisam de financiamento para levar a cabo as suas acções de solidariedade, pois a forma de chegar a novos patrocinadores (padrinhos) é um trabalho importante. A comunicação e o envolvimento da população para certa causa é um trabalho de marketing. A filosofia é sempre a mesma. queremos que certo indivíduo ou conjunto de indivídos consuma o produto, a mensagem, a ideia, ou seja, altere o seu comportamento em função do desejado pela inst,


2º Exemplo:

A situação que mais me aborrece é ver tantos nomes para as mesmas coisas e depois conceitos diferentes em nomes iguais.
Digam-me lá a diferença entre Buzz Marketing, Marketing viral, Word of Mouth... Para mim é tudo a mesma coisa, mas como a vaidade dos marketeers é grande, cada um lhe dá um nome diferente para afirmar ter dado algo de novo à comunidade académica e profissional. Desculpem mas não concordo. É parvoice mesmo. Ora procurem lá as definições para Marketing relacional versus o marketing one to one... e vão ficar de certeza confusos.

Muitas vezes perguntam-me o que sei sobre o marketing xpto... e a minha resposta normalmente é sempre a mesma, ora explica-me lá do que se trata e eu digo-te o que sei.


3º Exemplo:

É preciso perceber que a maior parte destes nomes todos estão concentrados na especificidade de um dos "Ps" do mix. vejamos:

marketing pessoal, marketing tribal (P de people :) noutro post logo explico este meu P)
marketing directo, buzz marketing (P de promotion/comunicação)
marketing de luxo (P de price)

só para dar alguns exemplos.

Se por um lado acho mal, por outro permite-nos perceebr do que se está a falar mais depressa (isto é, quando as coisas estão bem definidas)

Agora aqui vai a contradição... ou não: Marketing de eventos; Marketing desportivo... faz sentido fazer o versus com Mkt para instituições de...?

fica novamente para reflexão!


Sem comentários: