segunda-feira, abril 13, 2009

uma cópia nunca é o original



Tenho assistido com curiosidade e boa disposição ao que nosso 1º Ministro e Presidente da República têm feito em relação aos nossos meios de comunicação, isto é, em comparação com o fenómeno Obama.

Acredito que se devem explorar várias ferramentas. Contudo considero de muito mau tom que se pense que o que funciona para uns tem que funcionar para outros... Posso estar enganado, mas nem o Prof. Cavaco será muio feliz no Youtube nem o Eng. (?) Sócrates com a sua comunidade "parecida" ao hi5...

O Prof. Cavaco tenta participar em plataformas já existentes mas está a esquecer-se de que estas já tem um "tom", uma forma de "estar" que mais não ilustra apenas a lei de se ser expontaneo, principalmente se o objectivo for chegar mais perto dos jovens.

Aposto que um um video do Presidente da República a participar num jogo de futebol com crianças de algum bairro menos favorecido, por mais louca e orquestrada pudesse ser a cena, conseguisse fazer o buzz necessário para aproximar o Prof. Cavaco Silva das camadas mais jovens... até porque ele até é uma Pessoa.

O Candidato do PS ao Governo tem uma estratégia diferente: Obama Obama Obama. Cria um portal de comunidade, diz que Portugal precisa de MUDANÇA... (?) Será em relação à actual política do Governo (?)*

O que realmente importa nas comunidades para fins políticos, é que haja uma partilha de ideias e mensagens que possam proliferar entre os membros e ser disseminadas e defendidas por estes fora da comunidade. Vamos ver.

Continuo curioso e com boa disposição :)

links

1º Ministro
http://clix.expresso.pt/site-de-apoio-a-socrates-cria-rede-social-parecida-com-facebook-ou-hi5=f508368
Presidente da República
http://comunicacao-organizacional.blogspot.com/2009/01/depois-do-obama-cavaco-silva.html

*Só para que nao haja dúvidas, eu não tenho nenhuma preferência partidária, pelo que os meus comentários serão sempre livres :)


3 comentários:

Susana Nunes disse...

Concordo contigo, mas também penso que, apesar de tudo, o fenómeno Obama tem sido positivo. Ao menos fez-lhes perceber que o mundo está em mudança, que há que sair das suas poltronas e arregaçar as mangas para não se ficar para trás... Embora, até agora, seja essencialmente uma questão de imagem, realmente acredito que já não há volta a dar, pois será difícil aceitar-se um governo que não se revele próximo do seu povo (o verdadeiro). Por estes lados, o sr. Sarkozy tem-se visto às voltas com a mesma questão, mas ainda com maior dificuldade! Embora os media não comentem muito o assunto, há meses que as universidades estão em greve, quase todos os dias existem manifestações algo espontâneas, existem restaurantes da cadeia KFC que foram tomados pelos trabalhadores como sinal de protesto (há meses também!). Por isso, não tenho dúvidas de que não estamos estagnados...

Domingos Pereira disse...

Sim, muito positivo. Apenas quis dizer que é um positivismo com conteúdo. Podemos certamente copiar mais facilmente uma embalagem que o seu interior e a consequência é ter uma promessa sem argumento.

Curiosamente o Sarkozy também surge como um duque de mudança... para aqueles que pensam que a França está contaminada de emigrantes. Mas é uma ideia de mudança perigosa.

Susana Nunes disse...

Sim, tens toda a razão... Nesta perspectiva, ainda bem que a crise chegou a estes lados... As pessoas aperceberam-se de que existem problemas bem mais importantes do que "a invasão dos imigrantes" e Sarkozy não tem tido grande tempo para se dedicar a essa questão. Se não fosse a crise, França teria-se tornado num país mais desumano, curioso, não é?