domingo, junho 28, 2009

parece fácil



Chefe nenhum terá, alguma vez, o apoio ou a adoração de todos os colaboradores. Terá, por isso, de lidar sempre com pessoas satisfeitas e insatisfeitas, umas que dão mais, outras que dão o mínimo e outras que até farão de tudo para nem o mínimo dar.

Eu, que pouca ou nenhuma experência tenho, admito já que é uma função bem exigente. Bom, mas só deve ser chefe quem tiver esta consciência e seja capaz de dar a volta por cima. COmo? Bom, certamente não é evitando/desprezando as pessoas mais negativas mas sim tentar encontrar o que as motiva a ser assim.

Da mesma forma que uns se sentem motivados para serem os melhores, outros, acomodados, frustrados, não crentes, também têm as suas motivações para pensar e agir dessa forma.

Para chegar até essas motivações nada como identificar o seu lider e procurar junto deste os melhores estimulos para alterar a situação. Atenção! Não se espera que esses colaboradores passem a gostar da chefia, nem precisam gostar. Interessa apenas que cumpram os seus objectivos organizacionais.

Podem estar a pensar que a causa de alguma frustração pode advir exactamente de um tal lider e até, que este tenha chegado a ser confiado como tal, precisamente por ter uma posição contrária à chefia. Bom, às vezes mais vale abrir o jogo e tentar perceber directamente o que o motiva.


Sem comentários: