quinta-feira, julho 30, 2009

missão VS missão



Temos a tendência para descuidar a afirmação da missão da organização. Enquanto estudantes, procuramos identificar a declarações de missão, visão e valores, como um passo, que tem de ser dado, mas cuja importância não nos é clara. Depois, enquanto profissionais, escrevemos e publicamos estes passos de uma forma principiante, sem estratégia.

Dois exemplos, um que respeita a falta de estratégia, outro que em tudo marca o seu posicionamento e clara diferenciação da concorrência.

Duas instituições de ensino superior.

A
A missão do PP é ser líder no ensino superior politécnico em Portugal, assumindo-se como comunidade socialmente responsável que – num quadro de referência internacional – procura a excelência na formação de cidadãos de elevada competência profissional, científica, técnica e artística numa ampla diversidade de perfis de qualificação; no desenvolvimento da investigação e transferência aplicada de tecnologia e de conhecimento; na criação e difusão da cultura; e no compromisso com o desenvolvimento sustentado da região.

B
É missão do CRP produzir e partilhar conhecimento científico, inovador e socialmente relevante, ao serviço do desenvolvimento integral da pessoa e em prol do bem comum.

A missão não é o que a instituição faz ou como faz, mas que benefício produz.

Por exemplo, é missão vender água ou matar a sede? Matar a sede é o benefício, a proposta de valor de uma empresa de bebidas. As pessoas não querem gás, nem electricidade, querem uma casa quente, banhos quentes, comida cozinhada, etc, etc.

Já li isto algures, a propósito de um discurso de um presidente: Desculpem, mas não tive tempo de escrever um discurso mais curto.

Uma boa missão identifica o benefício central, dizendo muito com pouco. É diferenciadora e marca a sua intenção de posicionamento perante o seu mercado (consumidores, concorrência). É mais um processo de comunicação organizacional, que se exige estratégico e fundamental também para a cultura da organização, assim como identifica o objectivo central no qual todos os colaboradores devem acreditar e pelo qual se devem debater.

Sobre a Visão, fica para a próxima.


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