terça-feira, julho 07, 2009

muito rapidamente: marketing em produto e preço



Produto

O produto é aquilo que consumimos, mas também aquilo que compramos. O que compramos é a forma que escolhemos para adquirir aquele produto, a embalagem, a forma de consumir o produto e o próprio produto. Deixemos agora o produto central. Falemos uma pouco mais da embalagem. Terá importância? Não tenho dúvidas que faz toda a diferença. Por exemplo, eu adoro leite achocolatado e não sou esquisito em relação a 2 ou 3 marcas. Mas só bebo uma. Porquê? Porque é a única que tem uma palhinha pensada para não deixar pingar. Super importante para mim, que bebo sempre em andamento e não quero chegar ao trabalho com uma nódoa na camisa logo de manhã.

ps- a palhinha não é a embalagem, mas considero parte integrante.

Preço

É o conjunto de custos que tenho de despender para adquirir algo. Existem custos financeiros, psicológicos, de tempo, etc. Ontem fui ao cinema e fui sozinho. Pior, era mesmo a única pessoa na sala. Filme: Transformers. Será um filme tão alternativo para me considerar um tipo com gostos muito esquisitos? Penso que não.
Ontem também era o dia da semana em que aquele cinema faz o bilhete mais barato: 4 euros.

O meu custo foi para além dos 4 euros, pois senti-me bastante desconfortável por estar ali sozinho. Porque não vão as pessoas àquele cinema? Não tem o melhor conforto, nem o melhor som, nem a melhor imagem, nem tem pipocas, nem quase nada que as salas lusomundo têm por exemplo. Mas o preço normal é igual: 4,50€ - 5,00€.

Se este cinema fosse mais barato... tipo 2 euros? Porque não? As contas são simples. 10 pessoas a 5 euros = 50€ | 10 pessoas a 2 euros = 20€

Basicamente, bastava 4 pessoas a pagar 5 euros, para render o mesmo que 10 pagando 2. Assim se percebe porque se opta manter estes preços.
Será assim tão correcto? Um bilhete a 2 euros pode chamar muitas mais pessoas que por 5 não chamaria, ao ponto de fazer mais dinheiro, ou seja, a 5 euros podem ir 10 pessoas (50 euros), mas a 2 podem ir o triblo ou muito mais e bastam 26 (52 euros) para render mais.



Sem comentários: