quinta-feira, agosto 13, 2009

há dois tipos de organizações



Há dois tipos de organizações: as que têm visão e as que não têm.

A grande diferença que separa uma da outra é o facto de uma procurar voar e a outra apenas conseguir andar onde sabe que é seguro (onde anda normalmente) - é como querer ir sempre ao mesmo restaurante porque ali já se sabe que não é mau...

Quando dizemos que a crise é uma oportunidade tem a ver com isto. Se as coisas estão bem, ou mais ou menos, se as coisas têm corrido bem, ou mais ou menos com o método utilizado porquê mudar? porquê inovar? porquê arriscar?

A Mudança é terrivelmente assustadora, mas a crise provoca um desconforto maior. Ou se muda e se tem uma oportunidade para ultrapassar esse mau momento ou se morre. É, para muitas organizações, a única altura em que a administração acorda e se vê obrigada a repensar a sua estratégia. Por isso é uma oportunidade - isto para organizações que já existam, pois será também uma oportunidade para aqueles que consigam ver que a crise também trouxe novas necessidades ao mercado para satisfazer...

Uma empresa com visão nunca espera que o negócio comece a correr menos bem para querer mais, continuar a crescer, atingir os objectivos a longo prazo, continuar a arriscar. É como o Homem, há os mais e menos "afoitos". E às vezes, é apenas quando os menos afoitos se vêem encostados à parede, que reagem e se tornam grandes homens.

Ter visão é saber onde se está e onde se quer estar daqui a algum tempo. É desenhar uma estratégia para lá chegar e, chegando à meta, procurar uma outra.


Sem comentários: