sábado, outubro 23, 2010

A comunicação interna na gestão da mudança

Uma empresa acabou de adquirir uma outra que lhe era concorrente. Nesse plano de crescimento está o interesse em desenvolver as competências dos novos colaboradores (que vêm com a outra empresa) e, acima de tudo, dar-lhes as melhores condições de trabalho possíveis.

A empresa que acaba de ser adquirida, apesar de estar localizada numa zona privilegiada de Lisboa, ocupa uma estrutura velha, sem conforto e antiquada para servir os novos desafios. Por outro lado, a empresa "mãe" não tem espaço suficiente no seu edifício para albergar toda a gente. Assim tornou-se importante encontrar novas instalações.

No entanto, e informados da mudança, os colaboradores da empresa adquirida sentem-se tristes porque gostam de ali estar. Afinal, já ali estão há muito tempo e criaram rotinas de trabalho naquela zona. Tudo fica à mão: os transportes, a restauração, o lazer...

Cientes desta situação, o serviço de comunicação interna da empresa "mãe" inicia um trabalho de informação, com o intuito de gerir este processo de mudança, aparentemente cheio de custos psicológicos.

Começaram por tornar evidente o enorme salto que vão dar em termos de instalações. Edifício novo e criado internamente à medida. Todas as comodidades estarão asseguradas: ar condicionado, café, restaurante, áreas de descanso, lavabos em maior quantidade e mais agradáveis, gabinetes e espaços de trabalho mais amplos e arejados.

De seguida, passaram a focar o ambiente circundante. Apesar de estarem numa zona muito menos atractiva, era importante identificar todos os serviços e meios de transporte que estivessem disponíveis a poucos metros de distância. E assim se fez.

Deste trabalho resultou um guia de mudança e muitas notas de informação e acompanhamento das obras com muitas fotografias, que foram sendo enviadas ao longo de todo esse processo. E claro, uma grande festa no dia da inauguração com o antes e depois.

Sem comentários: