quinta-feira, novembro 25, 2010

Marketing para aumentar o desempenho das instituições públicas

Terminei ontem o curso de marketing público que ministrei a colaboradores do IPJ e gostava de partilhar neste blog uma ideia central sobre este tema.

Pode existir a percepção de que a actividade de marketing, associada ao sector público, se esgota na capacidade de melhorar a imagem das instituições e serviços públicos junto dos cidadãos e, como tal, o aumento da despesa destes serviços. Esta ideia não está correcta.

A adopção dos princípios de marketing à gestão e comunicação de serviços públicos tem, sobretudo, a missão de aumentar o desempenho desses serviços, tanto na sua capacidade de atingir e satisfazer as necessidades dos seus públicos-alvo (porque passa a centrar as suas estratégias no cidadão), como na capacidade de gerir de forma mais eficiente os recursos existentes e necessários para alcançar esses mesmos objectivos. Acima de tudo, a actividade de marketing oferece, a qualquer sector, uma perspectiva de gestão centrada na identificação de necessidades (o que podemos criar para acrescentar valor à vida das pessoas), concepção e implementação das soluções (como produzir, dar a conhecer, atrair e avaliar o desempenho desses novos produtos ou serviços).

Aproveito para enviar um abraço a todos os formandos do curso, com quem tive o prazer de trabalhar estes novos conceitos, e que me deram a oportunidade (disposição/motivação) de lhes ser útil na sua profissão e vida pessoal.

Sem comentários: