quarta-feira, dezembro 22, 2010

Escrever para a web

Começa assim o seguinte artigo:

Ao contrário do que se possa pensar, escrever para a web não é díficil. Ou melhor, não deveria ser! Esta é uma das formas mais simples e objectivas de escrita. Mesmo assim, muitas pessoas (principalmente os que não são copywriters) encontram muitas dificuldades em escrever para um website.

Depois tem 7 dicas, sendo a primeira: Seja objectivo

Na internet as pessoas têm tendência a ler na “diagonal” ou a fazer “scan” do texto mais do que propriamente ler. Desta forma tenderão a evitar grandes blocos de texto (salvo algumas excepções). Escrever parágrafos pequenos e adicionar sub-títulos frequentes irá ajudar o leitor a digerir o conteúdo mais facilmente, mais rapidamente e com um maior nível de compreensão.

Há um episódio interessante que costuma ser referido quando se discute o poder de síntese. Um Presidente iniciou ou terminou um discurso dizendo: Desculpem mas não tive tempo para escrever um discurso mais curto...
Assim, parece-me que o artigo começa com uma pequena troca de palavras... Correcto será dizer que a Web exige uma escrita simples e não que escrever para a Web é simples.

Sem comentários: