terça-feira, junho 28, 2011

Relações Públicas?!


Este post serve, fundamentalmente, para recolher opiniões acerca da profissão e funções de um relações públicas:
Infelizmente, é um facto que, na nossa sociedade, um relações públicas não é mais do que alguém com conhecimentos e que, normalmente, está em bares e/ou discotecas. Muitas são as figuras públicas que se auto-intitulam de "relações públicas". Mas a questão que se coloca é: será que sabem o que é ser relações públicas? O que incorpora, em termos de funções e capacidades?




A questão que vos coloco não é mais do que: o que pensam disto?

4 comentários:

Domingos Pereira disse...

Eu mudava o nome da profissão. "Relações Públicas"... tem muito mais a ver com o contacto entre pessoas que com a gestão do instrumento comunicação. Na nossa concepção vai dar ao mesmo, mas em termos de divulgação da profissão não.

Por isso deixava a expressão "relações públicas" para o pessoal que dá a cara por e recebe e etc e tal e mudava o nome do profissional que para além de planear e organizar eventos, é o responsável pela gestão dos meios e instrumentos de comunicação interna e externa de uma qualquer organização para com os seus públicos.

Não sei para que nome.

Vera Rodrigues disse...

Concordo contigo Domingos. De facto, deveria haver uma distinção efectiva entre uma e outra funções. Uma é mais social, de contacto directo com o(s) público(s), e outra mais estratégica. Podendo a primeira ser a componente prática/directa de algumas das estratégias definidas pela segunda.

- disse...

Eu diria mais: a própria ideia do que vem a ser Relações Públicas se transformou muito com o surgimento das novas mídias.

Um abraço,

George
www.georgesantos.com.br

O Sexo e a Idade disse...

Completamente de acordo com o Domingos Pereira. Deveria ser muito mais clara a distinção entre Relações Púbicas e Relações Públicas.
Para que nome não sei mas qualquer coisa simples à semelhança de PCO (Professional Congress Organizer).