terça-feira, junho 28, 2011

Relações Públicas?!


Este post serve, fundamentalmente, para recolher opiniões acerca da profissão e funções de um relações públicas:
Infelizmente, é um facto que, na nossa sociedade, um relações públicas não é mais do que alguém com conhecimentos e que, normalmente, está em bares e/ou discotecas. Muitas são as figuras públicas que se auto-intitulam de "relações públicas". Mas a questão que se coloca é: será que sabem o que é ser relações públicas? O que incorpora, em termos de funções e capacidades?




A questão que vos coloco não é mais do que: o que pensam disto?

4 comentários:

Domingos Pereira disse...

Eu mudava o nome da profissão. "Relações Públicas"... tem muito mais a ver com o contacto entre pessoas que com a gestão do instrumento comunicação. Na nossa concepção vai dar ao mesmo, mas em termos de divulgação da profissão não.

Por isso deixava a expressão "relações públicas" para o pessoal que dá a cara por e recebe e etc e tal e mudava o nome do profissional que para além de planear e organizar eventos, é o responsável pela gestão dos meios e instrumentos de comunicação interna e externa de uma qualquer organização para com os seus públicos.

Não sei para que nome.

Vera Rodrigues Chambel disse...

Concordo contigo Domingos. De facto, deveria haver uma distinção efectiva entre uma e outra funções. Uma é mais social, de contacto directo com o(s) público(s), e outra mais estratégica. Podendo a primeira ser a componente prática/directa de algumas das estratégias definidas pela segunda.

- disse...

Eu diria mais: a própria ideia do que vem a ser Relações Públicas se transformou muito com o surgimento das novas mídias.

Um abraço,

George
www.georgesantos.com.br

Sexinho disse...

Completamente de acordo com o Domingos Pereira. Deveria ser muito mais clara a distinção entre Relações Púbicas e Relações Públicas.
Para que nome não sei mas qualquer coisa simples à semelhança de PCO (Professional Congress Organizer).