Os P's da definição estratégica de Mintzberg (1987)
1. Estratégia como Plan (plano) - forma de ganhar um joo com regras pré-estabelecidas, através de um processo formal, com forte carácter analítico e de certa maneira determínistico; nesta vertente da estratégia podem enquadrar-se a Escola do Planeamento e a Escola do Design, entre outras.
2. Estratégia como Pattern (padrão) - consistência de comportamentos, jogo entre actores internos e externos, processo de aprendizagem, incrementalismo e construtivismo, modelo de adaptação evolutiva; nesta vertente da estratégia podem enquadrar-se a Escola dos Recursos e do POder, entre outras.
3. Estratégia como Position (posição) - ajustamento entre o exterior e o interior da empresa, definindo o que se deve fazer e o que não se deve fazer; nesta vertente pode enquadrar-se a Escola do Posicionamento, além das Escolas englobadas na Estratégia Escola do Planeamento e Escola do Posicionamento.
4. Estratégia como Perspective (perspectiva) - modo próprio de a empresa ver o mundo, agindo de acordo com essa visão, imbuída de uma colective mind; nesta vertente podem estar incluidas, sobretudo, quer a Escola Empreendedora quer a Escola do Conhecimento.
5. Estratégia como PLoy (artimanha) - manobra intencional ou não intencional, modo de acção pré-determinado ou emergente; nesta vertente podem incluir-se os gruas de liberdade de que a empresa pode usufruir e as armas que detém para poder jogar o jogo da sobreviência e sustentação, incluindo então a Escola Ambiental.
in CARVALHO, José Crespo e FILIPE, José Cruz, Manual de Estratégia, conceitos, prática e roteiro, 2006
Sem comentários:
Enviar um comentário