
O Posicionamento pode ser entendido em dois sentidos, isto é, no sentido empresa, mercado, ou na mente do cliente e que normalmente é um resultado residual de todas as comunicações e experiências que o cliente/consumidor recebe de múltiplas origens, sobre um determinado produto, marca ou oferta específica.
O posicionamento forma-se a partir de 3 níveis:
Racional - está relacionado com as características objectivas, com as vantagens racionais e com tudo o que na oferta tem a ver com os aspectos comparativos concretos.
Emocional - é do foro subconsciente e reporta-se às emoções, hábitos, impulsos e, até, instintos que a oferta consegue provocar na mente do consumidor/cliente. Relaciona-se com os sentimentos, gostos, atitudes e com as próprias estruturas comportamentais e de personalidade do indivíduo, do ser humano qu é sempre o cliente ou consumidor.
Simbólico - depende em grande medida de fenómenos e de valores culturais e sociais que a oferta provoca no consumidor/cliente, definindo-se como um determinado símbolo que se pretenda que corresponda às características socioculturais que fazem parte do património de vivências, educação, classe e estilo de vida da clientela-alvo.
in NUNES, João Coelho e CAVIQUE, Luís, Plano de Marketing, Estratégia em Acção
Sem comentários:
Enviar um comentário