sexta-feira, outubro 12, 2007

Segmentaçao e Publico-alvo

Se vos perguntar o que vem primeiro, qual seria a vossa resposta?

9 comentários:

Andreia disse...

Público-alvo.

A segmentação é feita posteriormente exactamente tendo por ponto de partida o público-alvo.

Domingos Pereira disse...

E se eu te disser que ontem levei uma lavagem cerebral de um prof do mestrado: tudo parte de uma estratégia de segmentação de mercado, consoante isto é que se decide o público-alvo a atingir e em função desta etapa é que se elabora o posicionamento.

é o famoso STP (segmentation-targeting-positining)

Domingos Pereira disse...

e ainda me disse para ler o kotler... e k ele nao tinha tempo para ensinar marketing de 1ª classe...

Domingos Pereira disse...

EX. Loja de sapatos para homem=estratégia de segmentação

Nessa loja a oferta de sapatos clássicos=target (público-alvo)

oferta de sapatilhas=target

Posicionamento para a oferta dos sapatos clássicos, e o posicionamento para a oferta de sapatilhas

...

Sara disse...

a 1ª resposta k me viria era exactamente a mm k a da andreia...mas konfesso k ao ler a tua resposta relamente se partirmos da segmentação tem mais logika..

Domingos Pereira disse...

de facto quando penso num qualquer público-alvo... já fiz uma segmentação anteriormente... tentem esse exercicio

Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fred disse...

Eu diria público-alvo.
Quero colocar um produto novo no mercado...analiso-o. Num mercado saturado, devo estudar primeiro o publico, as oportunidades que posso ter nos determinados publicos. E depois segmentar de modo a atingir o objectivo...público-alvo.

em contrapartida...após teres mencionado o que o teu prof te disse, devo dizer que tambem faz sentido...

Domingos Pereira disse...

eu tenho um produto... por exemplo... perfumes. perfumes para kem? Mulheres (segmentação demográfica: sexo). Mas que mulheres? Jovens (segmentação demográfica: idade) Qual o preço? Alto (segmentação social/economica: rendimentos)... o meu problema é com isto tudo... onde é que começo a falar de target (público alvo)?