E se eu te disser que ontem levei uma lavagem cerebral de um prof do mestrado: tudo parte de uma estratégia de segmentação de mercado, consoante isto é que se decide o público-alvo a atingir e em função desta etapa é que se elabora o posicionamento.
é o famoso STP (segmentation-targeting-positining)
a 1ª resposta k me viria era exactamente a mm k a da andreia...mas konfesso k ao ler a tua resposta relamente se partirmos da segmentação tem mais logika..
Eu diria público-alvo. Quero colocar um produto novo no mercado...analiso-o. Num mercado saturado, devo estudar primeiro o publico, as oportunidades que posso ter nos determinados publicos. E depois segmentar de modo a atingir o objectivo...público-alvo.
em contrapartida...após teres mencionado o que o teu prof te disse, devo dizer que tambem faz sentido...
eu tenho um produto... por exemplo... perfumes. perfumes para kem? Mulheres (segmentação demográfica: sexo). Mas que mulheres? Jovens (segmentação demográfica: idade) Qual o preço? Alto (segmentação social/economica: rendimentos)... o meu problema é com isto tudo... onde é que começo a falar de target (público alvo)?
9 comentários:
Público-alvo.
A segmentação é feita posteriormente exactamente tendo por ponto de partida o público-alvo.
E se eu te disser que ontem levei uma lavagem cerebral de um prof do mestrado: tudo parte de uma estratégia de segmentação de mercado, consoante isto é que se decide o público-alvo a atingir e em função desta etapa é que se elabora o posicionamento.
é o famoso STP (segmentation-targeting-positining)
e ainda me disse para ler o kotler... e k ele nao tinha tempo para ensinar marketing de 1ª classe...
EX. Loja de sapatos para homem=estratégia de segmentação
Nessa loja a oferta de sapatos clássicos=target (público-alvo)
oferta de sapatilhas=target
Posicionamento para a oferta dos sapatos clássicos, e o posicionamento para a oferta de sapatilhas
...
a 1ª resposta k me viria era exactamente a mm k a da andreia...mas konfesso k ao ler a tua resposta relamente se partirmos da segmentação tem mais logika..
de facto quando penso num qualquer público-alvo... já fiz uma segmentação anteriormente... tentem esse exercicio
Eu diria público-alvo.
Quero colocar um produto novo no mercado...analiso-o. Num mercado saturado, devo estudar primeiro o publico, as oportunidades que posso ter nos determinados publicos. E depois segmentar de modo a atingir o objectivo...público-alvo.
em contrapartida...após teres mencionado o que o teu prof te disse, devo dizer que tambem faz sentido...
eu tenho um produto... por exemplo... perfumes. perfumes para kem? Mulheres (segmentação demográfica: sexo). Mas que mulheres? Jovens (segmentação demográfica: idade) Qual o preço? Alto (segmentação social/economica: rendimentos)... o meu problema é com isto tudo... onde é que começo a falar de target (público alvo)?
Enviar um comentário