quarta-feira, novembro 26, 2008

Marca Portugal - Cena LXXIV :)

1º Um país tem marca?

Façamos um pequeno exercício... O que sabemos ou pensamos, ou ainda, que ideia temos dos paises França, Espanha, Itália, Suiça... Letónia, Polónia, Azerbeijão...

Foi complicando. qAui vai mais um exercício... o que é que para nós tem de diferente o Iraque do Irão, ou o Afeganistão do Paquistão...

Então e os outros o que pensam de Portugal e como o diferenciam de outro país qualquer? Terão alguma ideia? Quase todos terão uma ideia... correcta ou errada.

Com isto, parece-me que é inevitável afirmar que um país tem uma marca, seja ou não trabalhada.

2º Mas porque é que é importante darmo-nos a conhecer?

Esta é a pergunta mais simples :) Basicamente porque precisamos de aumentar a nossa riqueza e uma das soluções é estimulando o investimento dos estrangeiros no nosso país, seja pela compra daquilo que é nosso (das nossas empresas que se internacionalizam), colocando aqui empresas e dando trabalho aos portugueses, ou simplesmente para virem gastar o seu dinheiro :)

3º Uma marca país pode ser trabalhada da mesma maneira que a de um produto?

Ora a marca Portugal é identificativo do quê? De um território? De um povo? De uma cultura? Que produto oferece a marca Portugal?

A grande complexidade e dificuldade de gestão de uma marca país está no facto de todos nós representarmos o produto que está à venda, todos nós somos seus embaixadores. Porque é que isto é complicado? Quem é que pode gerir aquilo que somos? O Governo? A AICEP? As agências de publicidade com que temos vindo a trabalhar?

Dizem que somos hospitaleiros e simpáticos... Imaginem que um inglês vai a uma esplanada e por acaso é mal atendido. Só cá está dois dias e teve logo uma má experiência. Acreditará que somos de facto simpáticos? No entanto aquela esplanada está em Portugal...

4º Quem são os nossos clientes?

Esta é uma pergunta tão básica mas que poucas vezes vejo alguém fazer ou responder. O nosso grande problema é que queremos aqui toda a gente. Ora uma regra de ouro é: Não podemos agradar a gregos e troianos. Quem são as pessoas que cá vêm gastar dinheiro, porque vieram e porque voltam? Haverá mais pessoas que procurem os mesmos beneficios? Então vamos dar-nos a conhecer a eles, boa?

Porque é que é dificil agradar a gregos e a troianos? De que nos vale dizermos que somos uma país moderno, de design, de tecnologias de ponta... e sei lá mais o quê se depois não podemos assegurar que todos os nossos emabaixadores, front office... possam confirmar esses atributos?

O melhor mesmo é descobrir porque nos visitam, que é aproveitar aquilo que provavelmente somos como povo e cultura (porque somos assim e é fácil continuar a ser) e tratar de procurar onde é que há mais "clientes assim".

5º As parvoices de até agora

Alguém vem ou compra Portugal porque é onde nasceu o Cristiano Ronaldo, ou o Mourinho, ou ainda a Mariza Cruz? Que objectivos poderão ter uma comunicação deste género?

Valerá a pena querermo-nos apresentar como um país cheio de modernices quando na realidade, aquilo que nos caracteriza é a nossa cultura, a nossa história, a nossa gastronomia, o nosso clima, paisagens... tudo coisas que já vêm do tempo dos afonsinhos... valerá a pena querermos vender camarão, quando aquilo que nos dá valor é a sardinha?

... bem, de qualquer forma é fácil para mim criticar o que os outros vão fazendo. Mas eih... quem me dera que me viessem chamar :P

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