sexta-feira, novembro 28, 2008

quem tem medo compra um cão, compreender marketing



"Ter medo" é um problema. "Comprar um cão" é uma solução. Pelo menos assim vai dizendo o povo.

O marketing procura as necessidades das pessoas. Não as cria. Elas já existem. As pessoas têm fome, têm sede, precisam vestir-se, deslocar-se, divertir-se, ganhar dinheiro, etc. etc. Ao encontrar necessidades o marketing tenta desenvolver soluções/respostas a esses problemas seja através de serviços ou produtos. Por seu lado, as pessoas estão normalmente dispostas a trocar recursos próprios (dinheiro, tempo...) por esses produtos.

Mas voltemos ao ditado. "Quem tem medo compra um cão" é uma verdade mas não é absoluta. Quem tem medo pode comprar um sistema de alarme, mudar de casa, comprar uma arma, pagar a um segurança privado, mudar de cidade... etc, etc. O que não faltam são soluções possíveis. Por outro lado, estamos a admitir que se trata apenas de um tipo de medo. Mas há imensos medos (de bichos, do escuro, de andar sozinho, das alturas, dos espaços fechados) e para cada um deles haverá uma grande quantidade de outras soluções.

Quem tem sede... bebe água? Sim... mais ou menos. Que água? Com gás? Lisa? Com sabor? Com fibras? Difícil de escolher? E as imperiais, os sumos naturais ou gaseificados, ou outra bebida qualquer também podem matar a sede?

Queria uma garrafa de água se faz favor.

É só um momento. Aqui está. São 0,80€

Legenda: Para satisfazer a sua sede, um cliente foi a um café e trocou 0,80€ por uma garrafa de água. Para ganhar dinheiro, um bar troca, entre outras coisas, garrafas de água por dinheiro.

Neste caso, o marketing procura conhecer as razões que levam as partes envolvidas a trocar algo, nomeadamente colocando questões como:

o que leva este cliente a escolher este café em detrimento de outro?
por quanto estará disponível a pagar por ela? E, por consequência, que que lucro deve o café procurar obter?
Atenção que as pertguntas que se devem fazer não se encerram nestas, mas julgo serem suficientes para nos ajudar a perceber que a procurar responder a necessidades é essencial a qualquer negócio.

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