quarta-feira, dezembro 03, 2008

Quando 1 + 1 = -3



Para quem estiver familiarizado com as teorias da gestão organizacional conhecerá a metáfora do 1 + 1 = 3. Básicamente diz-nos que o resultado do trabalho em grupo pode ser superior à simples soma das partes envolvidas. Tal equação explica-se pela sinergia que é criada quando essas partes se esforçam para alcançar um objectivo comum. Um puxa pelo outro, e as ideias e o esforço multiplica-se, triplica-se, consoante a gestão dessa energia que vai emando entre as pessoas.

Mas as Organizaçãoes não são perfeitas e o trabalho em grupo também pode molestar expectativas superiores. Há um lado obscuro nas pessoas que se desenvolve principalmente quando se sentem ameaçadas. Normalmente quando julgam que o seu valor enquanto "funcionário" (reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e contribuição do sucesso da empresa) está ameaçado pelo comportamento pró activo de um recém "Xico esperto". Infelizmente, as reacções mais comuns tendem a representar somas com resultados negativos.

Quando sentimos o nosso lugar ameaçado é mais fácil prejudicar ou tentar diminuir o trabalho do outro, que reagir com mais trabalho, mais paixão, mais ideias, melhor desempenho. Neste caso, nem um consegue produzir porque está mais preocupado em anular o outro e nem este conseguirá acrescentar nada de novo por estar a ser, justa ou injustamente, desvalorizado ou caluniado constantemente perante a chefia/direcção/colegas. Por isso 1 + 1 = a qualquer coisa negativa.

Estou constantemente a ouvir falar de injustiças e de má gestão, como desculpas para a acomodação laboral, apática e sem sentido crítico (entenda-se participativo, colaborativo, que é quando identificamos um problema e apresentamos soluções) que nos levam a trabalhar pelo mínimo.

O tal "Xico esperto" não tem que ser a parte negativa, pode representar o sangue novo numa organização, a pessoa sem aqueles viciozinhos, que não está a par "de como as coisas funcionam por aqui" e que também não lhe interessa, pois o seu objectivo é fazer evoluir a organização porque acredita no "Sim, é possível" :)

Sejamos honestos connosco e com os nossos colegas, não temos de atropelar ninguém para evoluir, crescer, chegar mais longe e... "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". Mais tarde ou mais cedo seremos reconhecidos pela nossa pró-actividade e não pela nossa negatividade, seja nesta ou noutra organização, Because Change Happens :)

Sem comentários: