Pensei em escrever simplesmente uns votos de boas festas, mas antes disso, mas penso que o tema também se insere neste espirito natalício.
Talvez a maior parte de nós esgote a responsabilidade social das empresas como uma forma de melhorar a sua imagem na sociedade. Como uma forma de retribuir à sociedade aquilo que ela lhe tem dado (vendas e lucros). Não vou agora dizer o que é a responsabilidade social, apenas convidar-vos a ver "a coisa" também de outra perspectiva.
O papel de uma campanha de responsabilidade social numa empresa pode ser muito importante internamente. Todos nós gostamos de contribuir com algo para melhorar a vida daqueles que mais precisam. Não precisa ser dinheiro. Às vezes basta uma palavra de afecto. Envolver os colaborados numa acção de solidariedade pode reforçar o clima interno, procurar o espirito de equipa e melhorar a própria imagem da empresa aos olhos dos próprios funcionários.
Por outro lado, é uma forma de conhecer melhor as pessoas, deixando-as agir livremente criando algo em que acreditam e se sentem bem em fazê-lo. Este tipo de contribuição cria um equilibrio com a azáfama organizacional.
Há várias empresas que já criaram programas, associações, fundações, totalmente dedicadas ao tema da solidariedade com as pessoas e com o ambiente. Estas entidades, paralelas à empresa mãe, trabalham fundamentalmente com os seus funcionários voluntários.
Outras empresas limitam-se (não desvalorizando) a entregar grandes quantias de dinheiro para esta e aquela causa, mas perdem a oportunidade de envolver os seus colaboradores nesse esforço, criando uma verdadeira cultura solidária na organização.
O Natal é uma data óptima para reunir as tropas e fazer uma acção no terreno.
Boas festas para todos!
terça-feira, dezembro 23, 2008
Responsabilidade Social para promover o clima interno
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário