No seguimento da apresentação do trabalho subordinado a este mesmo tema (apresentação a ter lugar dia 16 de Novembro pelas 10h30), lanço-vos algumas perguntas de reflexão (que foram surgindo ao longo da realização do trabalho).
Poderá dizer-se que o Marketing relacional foi buscar/ se apoderou de pressupostos das RP, de forma mais ou menos intencional, uma vez que esta é uma disciplina com um campo que não está visivelmente demarcado?
Ou a constante análise das necessidades dos consumidores levou a uma evolução natural do Marketing -aparecimento do Marketing Relacional - mas sem que na sua criação tenha havido a consciência das similaridades que tem com as RP?
As opiniões dividem-se, mas “é apenas do confronto de ideias opostas que se chegará a uma verdade”...
Aguardo a vossa opinião acerca destes pontos de vista.
6 comentários:
Para poder ter uma opinião sobre o assunto é preciso que se defina o que é marketing relacional e relações públicas.
O marketing relacional não é mais do que uma estratégia de um dos compostos do mkt-mix: a comunicação. o mkt relacional é a forma calculada de criar relações de proximidade entre a empresa e o público-alvo. O objectivo é que esta relação sirva para comunicar produtos, serviços, assim como para ouvir o consumidor (conhece-lo).
Há duas ferramentas preferenciais para estratégias relacionais: mkt directo e relações públicas. O primeiro é, a partir das bases de dados da empresa sobre os seus clientes, enviar a cada cliente, ou grupos de clientes, ofertas ajustadas aos seus perfis, ou seja, soluções para as suas necessidades. A utilização de relações públicas é apresentação de produtos ou serviços por via de feiras, eventos sociais, entre outros, que geram relacionamentos de confiança, a partir de contactos directos entre pessoas (a empresa deixa de ser apenas um edifício, uma marca, um produto, porque há um conjunto de pessoas que dá um rosto.
O profissional de relações públicas é aquele cuja ferramenta de trabalho é a comunicação. Com ela gere os relacionamentos entre pessoas e/ou empresas. Sendo a comunicação o seu objecto de trabalho, desde logo se compreende a dificuldade de delimitar a sua actuação.
Será que há espaço para todos? Claro.
O marketing tem construído as suas estratégias a partir dos ensinamentos e estudos de variadíssimas outras áreas, como da psicologia (para a compreensão aprofundada do comportamento dos indivíduos) da gestão dos recursos humanos (a importância dada aos colaboradores como um público determinante para o sucesso da empresa) e obviamente à área de Relações Públicas (onde melhor se aprofundou o processo de comunicação). Mas isto é tão verdade neste sentido, como o inverso. Na realidade todas as ciências se relacionam entre si e encontram algumas respostas para os seus problemas umas nas outras.
Para finalizar. Não me parece que as estratégias de mkt relacional possam ser comparadas com a função do profissional de RP, pk há desde logo uma clara diferença. Na primeira há uma nítida intenção comercial e na segunda é mais social.
continuo na ilusão de chegar aqui e ver mais contribuições, até porque quero sair desta conversa mais seguro destes conceitos. provavelmente devo ter dito coisas miseravelmente absurdas. não será dificil tentarem uma correcção
Já agora e pk acho oportuno, visitem este site que aflora a função de um RP e ajuda a perceber até onde se vislumbra a sua acção na organização
http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=3360
Numa outra perspectiva mais abrangente verificamos que cada vez mais estes dois campos (RP e MKT) necessitam de estar estritamente interligados e que os seus profissionais trabalhem em equipa, no entanto não seria apropriado fundir estas duas áreas/disciplinas.
No entanto podemos verificar uma “utilização” dos RP para estratégias de marketing relacional, o que leva a um certo confronto entre as especificidades e funções dos profissionais, levando a questão do tópico: “será realmente necessário haver uma diferenciação/divisão quer seja de disciplinas/profissionais?”
É obvio que com esta fusão poderíamos perder muito conteúdo e conhecimentos base essenciais para os futuros profissionais de RP, o que levaria a um não aprofundamento de uma das disciplinas, acabando por ter uma noção geral e não tão objectiva como conseguiríamos em ensinamentos/disciplinas separadas.
Tal como o Domingos Pereira comentou, as diferenças são nítidas e ambas as áreas são importantes no âmbito estratégico, sendo as estratégias de marketing relacional mais direccionadas para um aspecto comercial/lucrativo e as Relações Públicas para um aspecto social de interacção com o público (interno e externo).
"tal como o Domingos Pereira..." por favor no formalities, aqui somos todos colegas
Numa conversa com a virginia eu disse que tudo o que é forma de comunicação devia ser tratada pelo RP, obviamente que disse uma barbaridade. Por outro lado, conhecem outro profissional que tenha uma visão global e especializada desta ferramenta?
Já agora, uma nova contribuição com uma perspectiva muito diferente. Estará o marketing a roubar terreno ao RP ou o que fez foi ter aumentado o campo de acção deste? Ou seja, se antes a missão do RP era gerir os relacionamentos entre a empresa e os seus públicos, promovendo a familiaridade e a estima, agora o marketing recruta os RPs para acções de gestão de relacionamentos mas também com fins comerciais, a fidelização dos clientes, o life time value. Ou seja, para além da familiarização (notoriedade), a estima (o gostar), agora também a preferência (fidelização). Faz sentido?
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