sexta-feira, novembro 16, 2007

Marketing Relacional e RP: fusão de duas disciplinas?

No seguimento da apresentação do trabalho subordinado a este mesmo tema (apresentação a ter lugar dia 16 de Novembro pelas 10h30), lanço-vos algumas perguntas de reflexão (que foram surgindo ao longo da realização do trabalho).

Poderá dizer-se que o Marketing relacional foi buscar/ se apoderou de pressupostos das RP, de forma mais ou menos intencional, uma vez que esta é uma disciplina com um campo que não está visivelmente demarcado?

Ou a constante análise das necessidades dos consumidores levou a uma evolução natural do Marketing -aparecimento do Marketing Relacional - mas sem que na sua criação tenha havido a consciência das similaridades que tem com as RP?

As opiniões dividem-se, mas “é apenas do confronto de ideias opostas que se chegará a uma verdade”...


Aguardo a vossa opinião acerca destes pontos de vista.

6 comentários:

Domingos Pereira disse...

Para poder ter uma opinião sobre o assunto é preciso que se defina o que é marketing relacional e relações públicas.

O marketing relacional não é mais do que uma estratégia de um dos compostos do mkt-mix: a comunicação. o mkt relacional é a forma calculada de criar relações de proximidade entre a empresa e o público-alvo. O objectivo é que esta relação sirva para comunicar produtos, serviços, assim como para ouvir o consumidor (conhece-lo).

Há duas ferramentas preferenciais para estratégias relacionais: mkt directo e relações públicas. O primeiro é, a partir das bases de dados da empresa sobre os seus clientes, enviar a cada cliente, ou grupos de clientes, ofertas ajustadas aos seus perfis, ou seja, soluções para as suas necessidades. A utilização de relações públicas é apresentação de produtos ou serviços por via de feiras, eventos sociais, entre outros, que geram relacionamentos de confiança, a partir de contactos directos entre pessoas (a empresa deixa de ser apenas um edifício, uma marca, um produto, porque há um conjunto de pessoas que dá um rosto.

O profissional de relações públicas é aquele cuja ferramenta de trabalho é a comunicação. Com ela gere os relacionamentos entre pessoas e/ou empresas. Sendo a comunicação o seu objecto de trabalho, desde logo se compreende a dificuldade de delimitar a sua actuação.

Será que há espaço para todos? Claro.
O marketing tem construído as suas estratégias a partir dos ensinamentos e estudos de variadíssimas outras áreas, como da psicologia (para a compreensão aprofundada do comportamento dos indivíduos) da gestão dos recursos humanos (a importância dada aos colaboradores como um público determinante para o sucesso da empresa) e obviamente à área de Relações Públicas (onde melhor se aprofundou o processo de comunicação). Mas isto é tão verdade neste sentido, como o inverso. Na realidade todas as ciências se relacionam entre si e encontram algumas respostas para os seus problemas umas nas outras.

Para finalizar. Não me parece que as estratégias de mkt relacional possam ser comparadas com a função do profissional de RP, pk há desde logo uma clara diferença. Na primeira há uma nítida intenção comercial e na segunda é mais social.

Domingos Pereira disse...

continuo na ilusão de chegar aqui e ver mais contribuições, até porque quero sair desta conversa mais seguro destes conceitos. provavelmente devo ter dito coisas miseravelmente absurdas. não será dificil tentarem uma correcção

Domingos Pereira disse...

Já agora e pk acho oportuno, visitem este site que aflora a função de um RP e ajuda a perceber até onde se vislumbra a sua acção na organização

http://clix.expressoemprego.pt/scripts/indexpage.asp?headingID=3360

Aguerrero disse...

Numa outra perspectiva mais abrangente verificamos que cada vez mais estes dois campos (RP e MKT) necessitam de estar estritamente interligados e que os seus profissionais trabalhem em equipa, no entanto não seria apropriado fundir estas duas áreas/disciplinas.

No entanto podemos verificar uma “utilização” dos RP para estratégias de marketing relacional, o que leva a um certo confronto entre as especificidades e funções dos profissionais, levando a questão do tópico: “será realmente necessário haver uma diferenciação/divisão quer seja de disciplinas/profissionais?”

É obvio que com esta fusão poderíamos perder muito conteúdo e conhecimentos base essenciais para os futuros profissionais de RP, o que levaria a um não aprofundamento de uma das disciplinas, acabando por ter uma noção geral e não tão objectiva como conseguiríamos em ensinamentos/disciplinas separadas.

Tal como o Domingos Pereira comentou, as diferenças são nítidas e ambas as áreas são importantes no âmbito estratégico, sendo as estratégias de marketing relacional mais direccionadas para um aspecto comercial/lucrativo e as Relações Públicas para um aspecto social de interacção com o público (interno e externo).

Domingos Pereira disse...

"tal como o Domingos Pereira..." por favor no formalities, aqui somos todos colegas

Numa conversa com a virginia eu disse que tudo o que é forma de comunicação devia ser tratada pelo RP, obviamente que disse uma barbaridade. Por outro lado, conhecem outro profissional que tenha uma visão global e especializada desta ferramenta?

Domingos Pereira disse...

Já agora, uma nova contribuição com uma perspectiva muito diferente. Estará o marketing a roubar terreno ao RP ou o que fez foi ter aumentado o campo de acção deste? Ou seja, se antes a missão do RP era gerir os relacionamentos entre a empresa e os seus públicos, promovendo a familiaridade e a estima, agora o marketing recruta os RPs para acções de gestão de relacionamentos mas também com fins comerciais, a fidelização dos clientes, o life time value. Ou seja, para além da familiarização (notoriedade), a estima (o gostar), agora também a preferência (fidelização). Faz sentido?