domingo, abril 12, 2009

Chefia sem liderança é como um porco na matança



Coitado, guincha, guincha, desesperado mas acabará por morrer.

Ser chefe não é necessáriamente o mesmo que ser lider (infelizmente). Ser lider não é necessariamente ser chefe. Muitos concordam, alguns percebem, poucos praticam.

Chefe é aquele a quem hierarquicamente foram concedidas obrigações de gestão de um grupo de pessoas, ou seja, que tem a responsabilidade por um serviço como um todo e por consequência, pelo trabalho dos colaboradores dessa equipa. O Chefe é chefe porque superiores a ele decidiram que o dito tinha as características necessárias para "chefiar". Ou seja, a decisão parece ser quase sempre de cima para baixo.

Lider é aquele a quem o grupo de trabalho reconhece valores, competências e brio profissional, que fazem de si uma pessoa que merece ser seguida. Este fulano será capaz de responder pelo grupo, defender, guiar, mobilizar e instalar a mudança. Formalmente (administrativamente) é um Zé Ninguém.

A verdade é que o que tem poder administrativo é o Chefe que pode admitir, avaliar, despedir. Mas se o Chefe não for capaz de inspirar, estimular, mobilizar as pessoas de acordo com os objectivos que pretende para o seu serviço, torna-se num Zé Banana. O mau disto é que apenas conseguirá com que os seus colaboradores façam o que pretende com base no medo ou outros sentimentos foleiros, como o comodismo, o falso vestir a camisola, o atropelar os outros para conseguir alguma coisa, ou o fantástico minimalismo.

O que me irrita bastante é a incapacidade de quem decide de decidir bem, pois será assim tão dificil escolher um chefe com capacidade de liderança? O problema está em que muitas vezes ou o sistema está contaminado, ou então a decisão é feita com base num critério pouco inteligente: escolher o melhor trabalhador de uma equipa para a chefiar. Vejamos que aquele que trabalha muito bem, que atinje os seus objectivos, não tem necessáriamente as caracteristicas que se devem exigir a quem terá de gerir pessoas. Gerir pessoas é um processo do mais complexo que há. Mas parece que alguns pensam que é peanuts.

Ainda assim, será que os dois têm que ser uma só pessoa? Penso que não. Acredito que um Chefe pode explorar a situação de ter um lider no seu grupo. Por exemplo como o que aqui escrevi.

De qualquer maneira, a um chefe têm que ser reconhecidas caracteristicas de chefe (pelos colaboradores), caso contrário não há lider que o salve da estupidez. Ou seja, o Lider passa a ser do sistema e, logo, perde o estatuto.

E que características devem ser essas?


2 comentários:

Susana Nunes disse...

Interessante esta reflexão. Eu cá já tive um chefe e já tive um líder chefe, por isso, conheço na pele as diferenças. Um chefe que não tem as características de um líder, pode ser hierarquicamente superior e ter o poder de decisão, mas nunca terá o respeito dos seus trabalhadores nem nunca será uma pessoa capaz de representar verdadeiramente o seu grupo, pois dificilmente o conhece. Um chefe que não é líder está normalmente bastante afastado do seu grupo, escolhe, em geral, um escritório individual e prefere a comunicação à distância (email, telefone). Para além disso, gosta de impor o respeito através do estabelecimento de pequenas "regras de boa educação" : bater à porta antes de entrar, que lhe digam bom dia ou até amanhã à chegada e à partida, respectivamente. Um chefe-líder é completamente diferente : preocupa-se com cada pessoa do grupo, não só a nível profissional, respeita cada um dos trabalhadores e reconhece o seu valor. No entanto, só pode ter sucesso se souber estabelecer limites e chamar à atenção sempre que necessário. Tem de estar consciente e respeitar o direito dos trabalhadores mas também tem de os saber lembrar que esses direitos existem precisamente porque trabalham. Acima de tudo, tem de ser uma pessoa séria a nível do seu próprio trabalho, revelar que está a par de tudo o que se passa, privilegiar a comunicação em grupo e directa, lembrar que existem prazos a cumprir e que o trabalho tem de ser bem feito.

Domingos Pereira disse...

não podiamos estar mais de acordo. o que não entendo é como que isto não é mais óbvio para quem pode fazer mais que nós :P