terça-feira, junho 16, 2009

marketing para totós*



Às vezes penso que compreender marketing é de uma tal facilidade que me sinto quase inútil a tentar explicar, mas outras vezes, e infelizmente a maioria das vezes, percebo como ainda se percebe tão pouco do que se trata.

O essencial é admitir que a razão porque se efectua uma transação/troca/venda está compreendida na ligação de três factores: necessidade, desejo e percepção de valor.

  • Necessidade é um estimulo interno que causa desconforto ao consumidor ao ponto de este a querer satisfazer.

  • O desejo é um sentimento despoletado pela necessidade mas que já caracteriza uma preferência por um certo produto em detrimento de outro dentro da mesma categoria. O marketing cria desejos e não necessidades.

  • A percepção de valor é o que leva a essa preferência.


    As trocas efectuam-se porque ambas as partes atribuem mais valor ao objecto que vão receber em troca do seu. Eu dou mais valor a uma garrafa de água quando tenho sede que os 50 centimos que tiver de dar em troca. O café dará mais valor aos 50 centimos que à ideia de reter a garrafa de água.

    A noção deste processo simplificado é fundamental. Daqui tudo se explora.


    * especificamente para quem tem a obrigação de perceber, diz que percebe e não tem a humildade para admitir que afinal não sabe


  • Sem comentários: