quarta-feira, julho 08, 2009

A TV



São 22h00 por aqui. O que está a dar na TV?

Na RTP1 Concurso
Na RTP2 Notícias
Na SIC Humor
Na TVI Novela

O que podemos aprender com os nossos canais de televisão? O poder da diferenciação. Para consumidores/necessidades diferentes, produtos diferentes.


4 comentários:

Vera Rodrigues Chambel disse...

Assim como TvCAbo.. Diversos canais, diferentes interesses. O poder da globalização. Assim, temos diferentes tipos de concursos, telenovelas, humor, séries, filmes, etc. Agora pergunto, perante isto, o que prevalece mais? Globalização ou diferenciação?

Domingos Pereira disse...

Não percebo muito bem a tua questão. Para mim o versus de global é o local. Em que aspecto queres comparar a globalização com a diferenciação? É que eu posso ser diferente e global ao mesmo tempo. No meu entender a globalização significa a forma simples como hoje temos acesso a tudo, seja aqui ou a milhares de kilómetros, seja a forma de fazer política, aceder a tecnologias, conhecimento, comprar algo produzido na china mas sem sair de casa. A globalização é um novo mundo sem fronteiras. Isto ainda ajuda mais a quem queira fazer diferente e ter sucesso, pois uma organização com um produto muito especifico pode aceder a um nixo global e por isso rentável, coisa que se fosse apenas ao nível do nixo local, provavelmente não daria para pagar as contas. Há uns tempos li uma notícia que relatava um negócio que tinha a ver com cães... não sei era dentista para cães, ou qualquer coisa assim muito especifica, mas que trabalham com clientes de todo o mundo, ou seja, pouquissimas por cada país ou cidade, mas muitas no total. não sei se me estou a explicar bem.

Vera Rodrigues Chambel disse...

Percebo o que queres dizer com esse exemplo pois a minha questão ia nesse mesmo sentido.a diferenciação posso ser feita, como bem disseste a nivel local ou global, sendo um o oposto do outro. Mas, com a globalização permite fazer uma diferenciação à escala global, pelo exemplo que deste vai nesse sentido. Em que um aspecto muito específico pode ter como target um número muito reduzido mas, ao mesmo tempo, global. Assim, e não havendo tal nos canais nacionais, poder-se-á criar uma pequena segmentação que permite isso mesmo..
A minha questão era apenas para gerar alguns comentários e ver se "reanimava" os comentários. Reconheço o teu trabalho, pena que, apesar de alguns seguidores, não participem mais.

Domingos Pereira disse...

Sim, é uma verdade que me entristece pois nada me daria maior prazer que poder discutir tudo o que escrevo e o que não falta são visões diferentes sobre o mesmo assunto. Por outro lado, recebemos centenas de visitas mensais...

Eu tenho um enorme prazer em partilhar o meu conhecimento e os resultados da minha experiência profissional e académica. Por isso, mesmo que possa parecer estar a pregar no deserto, não o sinto.